Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Pixel ou centímetros?

Boa tarde! Então, eu estou com a seguinte dúvida. No inkscape, por padrão, utilizamos a medida em centímetros quando for para material impresso, correto? Já para trabalhar com uma logo, por exemplo, que irá ficar em sites, Facebook e etcs, devo por em pixel? E a última pergunta, caso a logo precise ser impressa, eu preciso fazer a conversão de pixel para centímetro dentro do programa?

5 respostas

Oi Wendel!

Para sites, facebook e outras aplicações digitais, trabalhar em pixels é o indicado, visto que as dimensões de tela são assim medidas, diferente de material impresso.

Já em material impresso, é importante você ter noção do tamanho que o gráfico ficará em centímetros, atentando para a resolução de saída.

É importante sacar que o tamanho real é um só, só o jeito de medir que você está trocando.

Espero ter ajudado.

Um abraço!

Entendi o que você quis dizer, então, caso eu queira criar uma logo no Inkscape, eu preciso ir em - Arquivos - Propriedades de Desenho e aqui, colocar por exemplo, 180 px por 180px e exportar caso fosse para uma imagem do tipo "Avatar" para facebook? Seria adaptando o tamanho para cada lugar e não teria problema, uma vez que a logo está em vetor, então ela se ajustaria conforme o tamanho posto, correto?

Fala, Wendel

Tudo bem?

Sim, a sua arte por ser um vetor não vai ter problemas de resolução quando for redimensionada dentro do Inkscape.

Para exportar em diferentes dimensões você não precisa trocar o tamanho da sua página. Basta apenas que os seus logos caibam dentro dela. Digamos, então, que agora o arquivo tenha que estar com 360 px de altura por 360 px de largura. Selecione o logo, vá em File > Export PNG Image (Ctrl + Shift + E) e no painel de controle da ferramenta escolha a opção Selection. Desta forma o software vai gerar uma imagem com as dimensões daquilo que estiver selecionado (no caso o seu logo), independentemente do tamanho da página.

Abraços e bons estudos

Agora eu consegui entender! Então, um aspecto é a área de trabalho que não afeta a arte sendo criada dentro do software, seria uma questão de visualização do criador enquanto a outra completamente diferente é a parte de exportação com o tamanho certo para cada ocasião, correto?

solução!

Fala, Wendel

Olha, não diria que são completamente diferentes porque algumas artes precisam ser exatamente do mesmo tamanho da prancheta, principalmente quando estamos falando de materiais impressos. O arquivo final impressão de, por exemplo, um cartaz A3 tem que ter as medidas exatas de uma folha A3. Caso te interesse, abordo esse assunto mais profundamente no curso Curso de GIMP e Inkscape: Criando peças para uma identidade visual, depois confira:)

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software