A estratégia de pitch de fato é sensacional e é aplicada em vários contexto. No entanto, nem sempre a teoria é igual na prática e isto fica evidência no cenário atual que passamos pós pandemia do covid-19!
Nos anos de 2022 à 2023, tivemos uma alta elevação na busca por profissionais de T.I, houve uma super valorização dos profissionais, no entanto em 2024 o mercado deu uma desaquecida, o que consequentemente oportunidades que antes se tinha entre 8 à 10k em reais, já não são.
Tive a oportunidade de participar de vários processos de seleção, eu já conhecia a estratégia de PITCH para entrevistas e outras várias técnicas, no entanto quando chegava no assunto remuneração ai vem os percalços e a prova de que nem sempre a teoria é aplicada a vida real.
O que eu percebi e aprendi nestes processos:
- Mesmo tendo uma boa apresentação, as empresas não são instituições filantrópicas e elas vão buscar o custo benefício;
- O autodesenvolvimento tão desejado pelas empresas é um custo agregado na hora da contratação (pasme-se em 13 vagas fui rejeitado por estar fazendo mestrado);
- Maior nível profissional ou educacional, tornam-se indagações para os recrutadores (Por que está transição de carreira? Fazendo mestrado você terá tempo para se dedicar a empresa? "não imagina estou participando do processo atoa! risos...", e outras indagações absurdas que ouvi);
- Vagas remotas deve-se avaliar a média salarial nacional. No meu caso estou na região sudeste, pelo nohall (escolaridade, tempo de atividade CBO, inglês fluente) (pasme-se em 28 vagas fui rejeitado por estar pedindo acima da média dos candidatos), porque eu usava a média regional. Então por exemplo: Vaga pra P.O média regional R$12k, média nacional R$7,5k. É só um detalhe, mas que até entender a dinâmica do mercado já bateu o desamino!
- Transição de Carreira, quando você tem um nível profissional elevado, e caso queira realizar a transição de carreira, é um processo muito doloroso, tem que ser muito bem planejado, com uma reserva de capital considerável e estar aberto a receber uma remuneração inferior a última remuneração. Isto pelo fato de que pode soar para os recrutadores um ar de estar se aventurando.
Concluindo, toda regra tem sua exceção e deve-se levar em consideração diversos fatores!
O que você achou deste relato? Foi uma informação relevante?
Gostaria de saber como foi a sua experiência ao usar uma ou mais técnica nas entrevistas de recrutamento e seleção!