Baseado no curso ques estou começando; aplicação 70 conhecimento 60 satisfação 80 dedicação 50
acredito que posso melhorar minha dedicação para que eu possa obter mais conhecimento e assim poder aplicar melhor, melhorando minha satisfação.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Baseado no curso ques estou começando; aplicação 70 conhecimento 60 satisfação 80 dedicação 50
acredito que posso melhorar minha dedicação para que eu possa obter mais conhecimento e assim poder aplicar melhor, melhorando minha satisfação.
Oi, Thiago!
Que bom que você está refletindo sobre seu aprendizado e buscando maneiras de melhorar! A pirâmide de níveis de aprendizagem é uma ferramenta excelente para isso. Pelo que você descreveu, parece que você está usando a pirâmide para avaliar seu progresso em diferentes aspectos do aprendizado.
Vamos analisar os seus números:
Você mencionou que quer melhorar sua dedicação para aumentar seu conhecimento e, consequentemente, melhorar a aplicação e a satisfação. Isso faz total sentido, pois a dedicação é a base para adquirir conhecimento e, sem dúvida, impacta diretamente na aplicação prática e na satisfação com o aprendizado.
Aqui vão algumas dicas práticas para aumentar sua dedicação:
Estabeleça uma rotina de estudos: Defina horários específicos para estudar e tente segui-los rigorosamente. Isso ajuda a criar um hábito.
Crie metas pequenas e alcançáveis: Divida o conteúdo em partes menores e defina metas diárias ou semanais. Isso torna o processo menos intimidante e mais gerenciável.
Use técnicas de estudo ativo: Em vez de apenas ler ou assistir às aulas, tente fazer resumos, mapas mentais ou ensinar o conteúdo para alguém. Isso ajuda a fixar melhor o conhecimento.
Ambiente de estudo adequado: Encontre um local tranquilo e organizado para estudar, livre de distrações.
Faça pausas regulares: Estudar por longos períodos sem descanso pode ser contraproducente. Use a técnica Pomodoro, por exemplo, que consiste em estudar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos.
Recompense-se: Após cumprir suas metas de estudo, dê-se uma pequena recompensa. Isso pode ser uma forma de manter a motivação.
Lembre-se de que a dedicação é um processo contínuo e, aos poucos, você verá os resultados no seu conhecimento, aplicação e satisfação.
Espero ter ajudado e bons estudos!