1
resposta

Pirâmide de níveis

Em um modo geral o que eu aprendei a um curto prazo tive uma otima experiência, porem precisei sim de reajuste no método que eu tinha escolhido para estudar, como reajustar horários e a forma de estudar substituindo a leitura por vídeos mais interativos.

1 resposta

Olá, Gabriela! Parece que você está fazendo um ótimo trabalho ao refletir sobre seus métodos de aprendizado e fazer ajustes conforme necessário. Isso é realmente uma parte importante do autodesenvolvimento.

A Pirâmide de Níveis de Aprendizagem é uma ferramenta útil para nos ajudar a entender quão profundamente estamos entendendo e retendo o material que estamos estudando. No topo da pirâmide, temos a "Recordação", que é simplesmente lembrar o que aprendemos. No entanto, à medida que descemos na pirâmide, os níveis exigem uma compreensão mais profunda. Por exemplo, "Aplicação" requer que possamos usar o que aprendemos em uma nova situação, e "Análise" requer que possamos quebrar o que aprendemos em suas partes componentes e entender como elas se encaixam.

Pelo que você compartilhou, parece que você está fazendo um bom trabalho ao se adaptar ao material e encontrar maneiras de torná-lo mais interativo e envolvente. Isso é ótimo! No entanto, para realmente aprofundar seu aprendizado, você pode querer considerar maneiras de envolver mais os níveis inferiores da pirâmide. Por exemplo, você poderia tentar ensinar o material para outra pessoa (isso ajudaria com a "Síntese") ou encontrar maneiras de aplicar o que aprendeu em sua vida diária (o que ajudaria com a "Aplicação").

Lembre-se, não há uma maneira "certa" ou "errada" de aprender. O que importa é que você está fazendo o esforço para entender e melhorar seus métodos de aprendizado. Espero ter ajudado e bons estudos!

Gabriela, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software