2
respostas

Pipeline concluída com sucesso porem não consigo acessar a aplicação

Olá então, finalizei o curso e minha pipeline não me aponta nenhum erro em nenhuma das etapas, mas mesmo assim não consigo acessar a aplicação nem o banco de dados! Deixo o link de meu repositório: https://github.com/KelvynmPaiva/curso_ci-cd_alura

Segue o erro que está ocorrendo abaixo Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeJá verifiquei todos as etapas de uma por uma e não me foi apontado nenhum erro. Em meu navegador eu digito o IPV4:PORTA 8000 e ele diz que não foi possivel se conectar. Na ultima aula do curso aponta um erro 404 mas do mesmo modo a aplicação funciona.

2 respostas

Olá, Kelvyn!

Aqui estão alguns pontos que você pode verificar:

1. Configurações de Segurança da Instância EC2:

• Verifique se as regras de segurança (Security Groups) da sua instância EC2 estão permitindo tráfego de entrada na porta 8000. Você precisa garantir que há uma regra permitindo o acesso HTTP ou TCP na porta 8000 a partir do seu IP ou de qualquer lugar (0.0.0.0/0) para testes.
  2. Configuração de Rede:

• Certifique-se de que a instância EC2 está associada a um endereço IP público e que você está usando o IP correto para acessar a aplicação.
    • Verifique se a instância EC2 está em uma sub-rede pública com uma tabela de rotas que permita acesso à internet.
  3. Verificação do Serviço na Instância:

• Acesse a instância EC2 via SSH e verifique se o serviço da sua aplicação está rodando corretamente. Você pode usar comandos como sudo systemctl status <nome_do_serviço> ou docker ps se estiver usando Docker.
  4. Logs da Aplicação:

• Verifique os logs da aplicação para identificar possíveis erros. Se estiver usando Docker, você pode usar docker logs <container_id>.
  5. Configuração do Docker:

• Se estiver usando Docker, verifique se o contêiner está configurado para expor a porta 8000. No Dockerfile, certifique-se de ter a linha EXPOSE 8000 e que o comando de execução (docker run) está mapeando a porta corretamente (-p 8000:8000).
  6. Configuração da Aplicação:

• Certifique-se de que a aplicação está configurada para escutar no endereço correto (0.0.0.0 ou :: para IPv6) e na porta 8000.

Aqui está um exemplo de como verificar as regras de segurança na AWS:

1. Vá para o console da AWS EC2.
  2. Selecione a instância EC2 em questão.
  3. Na parte inferior, clique na aba "Security Groups".
  4. Clique no grupo de segurança associado à instância.
  5. Verifique as regras de entrada (Inbound Rules) e adicione uma regra permitindo o tráfego na porta 8000, se necessário.

Bons estudos!

estou com o mesmo problema, pipeline roda certinho, mas a aplicação não funciona na aws