já apaguei do global, solicitei pip freeze (global) e nao apareceu nada, instalei denovo (no venv) como podem ver no print, e voltou a aparecer no global

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
já apaguei do global, solicitei pip freeze (global) e nao apareceu nada, instalei denovo (no venv) como podem ver no print, e voltou a aparecer no global

Bom dia, Igor.
Se você já instalou no global, tem que deletar do global antes de tentar de novo, com pip uninstall requests, aí faz o pip freeze pra ter certeza que removeu, depois ativa o venv, e instala de novo, desativa e faz o pip freeze pra ter certeza que continua vazio ou se instalou no global por engano de novo. Se deu certo, show, se não deu manda de novo aqui o print desse passo a passo.
Se resolveu, marca como resolvido!
Como pode ver no terminal, eu ativamente solicitei pip freeze no sistema global inicialmente, instalei no sistema isolado e mesmo assim foi para o global, não sei se muda algo, mas estou fazendo isso através do powershell (nem sei se tem como mudar isso)

curioso! abri outra pasta (projeto), fiz a mesma coisa e nem estava instalado no global! não entendi o motivo, poderia me explicar? peço que se não for essa a forma ideal de utilizar o forum me notifique por gentileza
Bom dia, Igor.
O fórum é pra isso mesmo amigo.
Bom, isso é realmente muito curioso. O que eu lhe sugiro. Tente abrir um PowerShell ou cmd manualmente nessa pasta e ver se continua no pip freeze. Se não continuar, é por conta de que o VSCode deixou o venv ativado mesmo ele não estando explicitamente escrito (já vi isso acontecer no VSCode para Windows).