1
resposta

ping não executa em container ubuntu

Caros, estava seguindo o passo-a-passo do curso, mas estou executando o meu Docker no Windows 10. Ao executar o comando abaixo, tenho sucesso.

docker run --rm ubuntu bash

Porém, após receber o prompt do container, após a execução do comando de ping, retorna sempre: bash: ping: command not found

Para contornar tive que fazer no meu container:

1) apt-get update

2) apt-get install iputils-ping

Minhas dúvidas são:

1) Por que o container criado a partir da imagem do ubuntu não tem o comando de ping habilitado

2) Noto que sempre que faço apt-get update, baixam muitos pacotes, mesmo tendo acabdo de fazer um docker pull ubuntu. Isso é mesmo normal ?

1 resposta

Olá lavoisier,

1- Ocorre que as imagens do docker costumam ser muito cruas, ou seja, não vem com muitos programas instalados, você vai notar que a maioria dos editores de textos famosos no linux também não estarão presentes. Então é normal você precisar instalar manualmente alguns programas adicionais que você precisa.

2- As imagens do docker costumam vir com o repositório desatualizado, por isso é normal ocorrerem diversas atualzações quando você utiliza o apt-get update. O docker não persiste sozinho as alterações feitas na imagem, logo se você der apt-get update em uma instância diferente do ubuntu ele realmente vai atualizar tudo de novo, para evitar isso você deve usar a mesma instância ou efetuar um commit na imagem.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software