Boa noite,
Gostaria de saber qual é a diferença entre utilizar o comando ping para descobrir o endereço de ip de algum site e utilizar o nslookup.
Se eu digitar ping www.youtube.com eu não obterei o endereço IP do YouTube da mesma forma?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite,
Gostaria de saber qual é a diferença entre utilizar o comando ping para descobrir o endereço de ip de algum site e utilizar o nslookup.
Se eu digitar ping www.youtube.com eu não obterei o endereço IP do YouTube da mesma forma?
Oi Luiz, tudo bem?
Quando desejamos descobrir o endereço IP de um dispositivo, podemos usar de algumas ferramentas administrativas, como o ping ou o nslookup que não haveria diferença nesse sentido. A diferença em si seria mais com relação ao objetivo de cada ferramenta, o ping usamos principalmente quando queremos testar a conectividade entre os dispositivos, o nslookup por sua vez teria como um dos objetivos obter informações de endereçamentos de um servidor baseado no seu domínio.
Abs
Entendi!
Para testes de conectividade e envio de pacotes é mais aconselhável usar o ping.
Para descoberta de endereço IP e trabalhar com DNS se usa o nslookup.
Obrigado pela explicação, professor!