Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Pilar Renovação

Na vida profissional eu tenho aprendido a cada trabalho que a autoliderança é o que vai me levar onde quero. E eu preciso planejar bem para saber onde quero chegar. Por isso esse ano já listei os cursos que quero fazer voltados para minha área de finanças, além de uma Orientação de Carreira onde vou buscar mais autoconhecimento e fazer um plano de vida, já conversei com a psicóloga que vai me atender, tive uma reunião com ela em Dezembro/25. Eu estou praticando a autoliderança, buscando me entender, me conhecer e saber onde quero chegar, e como faço para chegar. E toda essa clareza eu tive a partir do autoconhecimento vindo da terapia. E agora sinto que fechei o ciclo com esse curso. Excelente entender esses 3 pilares.
Mas o pilar renovação eu percebi que preciso melhorar por algo que aconteceu na área pessoal. Comecei a fazer atividade física em Setembro/2025 para eliminar peso e não gerenciei muito bem, não voltei para revisar. A situação era tão ruim que eu não quis olhar pra ela no início e acabei me perdendo durante os meses. Não reservei períodos de revisão nos planejamentos de atividades e alimentação que fiz. Estou recomeçando agora, com outros planos e a partir dessa reflexão, estabeleci o compromisso de reservar um tempo ao menos mensal para avaliar o meu progresso.

2 respostas
solução!

Oi, Crislaine! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise sobre a autoliderança, importante quando você conecta planejamento, autoconhecimento e terapia para dar clareza aos seus objetivos e fechar esse ciclo do curso. Sua leitura sobre o pilar da renovação mostra maturidade ao reconhecer ajustes necessários e transformar a experiência em aprendizado.

Seu comprometimento em retomar com novos planos é um ótimo passo e mostra constância no desenvolvimento pessoal.
Dica: reserve um momento fixo no mês para revisar metas de atividade física e alimentação; anote o que funcionou, o que precisa mudar e defina um pequeno ajuste prático para o próximo período.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada pela dica, Rafaela!