10
respostas

PHPSTORM

Não é uma duvida nem nada disso, é so um feedback, podia usar o eclipse, ou alguma IDE gratuita pra ensinar, produzir ja é outra história, ele passa por cima do conteudo só que a galera que n tem 29 dolares pra comprar o phpstorm fica na bosta. Gosto muito do Alura, mais comece a ensinar em ferramentas gratuitas ou comunity, pra não sacanear a galera que acompanha o curso

10 respostas

Apoiado! Acho que deveriam ensinar sempre em ferramentas disponíveis a todos os alunos, às vezes o ensino em ferramentas que o aluno não possa ter acesso prejudica muito o aprendizado.

Com VSCode, que é um editor gratuito e padrão hoje, dá para fazer todos cursos naturalmente. Já vem com um terminal embutido e o único "trabalho" é instalar alguma extensão para importar os namespaces.

Para quem cria as aulas é mais interessante o phpStorm por que diminui um pouco o trabalho para escrever ou refatorar código e foca mais no conteúdo, além de já estar habituado com o editor no dia-a-dia. Todos cursos de PHP na internet com alguma qualidade a mais no conteúdo vc verá o instrutor usando phpStorm.

Fica a dica o PHP Storm tem a versão EAP que é gratuita.

https://www.jetbrains.com/phpstorm/nextversion/

Mateus, a ideia é usar uma IDE que realmente é utilizada no mercado de trabalho para que o Aluno se familiarize. Mas eu não uso nenhum recurso específico da IDE, principalmente nos treinamentos iniciais, então qualquer editor de código ou IDE que você prefira utilizar vai servir perfeitamente. :-)

O problema é ser pago, usa vscode, eclipse, tem muitas outras IDEs, nada contra o phpstorm, só não acho justo criar conteudo em uma ide paga.

Mas como eu disse, nenhum recurso específico do PHPStorm é utilizado. Tudo que faço nele você consegue fazer em qualquer editor simples.

Mas no mundo real, em grandes empresas, nós usamos PHPStorm, então é interessante que os alunos pelo menos vejam a IDE, mesmo que não a usem. :-)

Claro que é ultilizado, quando vc cria as classe ja vem tudo predefinido com os namespaces e outras coisinhas do projeto. Pode ser a IDE mais ultilizada do mercado, mais não é a IDE melhor pra se usar pra aprender, uma porq é paga e outra porq pula muitos processos que se vc for usar outra IDE, vc que se fode, porq no curso o cara ta usando uma IDE paga, que me libera 30 dias de teste e passando esse tempo eu me fodo! Se quer da um curso com IDE paga avisa, igual nos cursos de design, deixa as pessoas cientes de que vcs estão usando recursos pagos.

Mateus, entendo sua frustração, mas qualquer IDE gratuita faz isso de "quando vc cria as classe ja vem tudo predefinido com os namespaces e outras coisinhas do projeto".

Não precisa de uma IDE paga pra isso. :-)

Reforço que o motivo de se usar PHPStorm é familiarizar o aluno com o mercado de trabalho real. Não faz sentido eu usar uma ferramenta pra dar os cursos e outra no dia-a-dia de trabalho. Eu estaria sendo desonesto.

Quanto a avisar sobre o uso de uma IDE paga, no primeiro treinamento de PHP isso foi avisado, e dei alternativas, informando que nenhuma feature específica da IDE seria utilizada. :-)

Abraços e bons estudos.

Mateus,

Instala o VSCode e na barra de extensões tem muitas opções de plugins, principalmente para importar automaticamente namespaces. É basicamente a única feature do PHPStorm que o Vinicius utiliza nos cursos.

Como eu disse anterioramente, eu me preocuparia se o instrutor não utilizasse o PHPStorm.

Mateus, o objetivo do curso não é ensinar a usar ferramentas, é ensinar os conceitos e as práticas da linguagem e isso está extremamente didático.

Mas de ferramenta fácil, temos Netbeans e Eclipse que são excelentes IDE's e como alternativa genérica temos o VS Code que eu utilizo para Angular e Python mas não pra o PHP, porque temos ferramentas gratuitas melhores pra ele.

https://www.eclipse.org/pdt/

https://netbeans.org/features/php/