Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

PHP vale a pena?

Eai galera, estou precisando de orientação em qual caminho seguir.

Estou terminando minha graduação em engenharia da computação e estou na fase de realizar tcc. Como eu nunca tive experiência com WEB me forcei a fazer um projeto em web para aprender e me ajudar a conseguir meu primeiro emprego em desenvolvimento (atualmente faço estagio como suporte).

Resolvi aprender basicamente tudo do zero (html, css, php, javascript e mysql), tem sido puxado mas esta dando certo.

O problema é que tenho muitas duvidas se investir todo esse esforço no php vale a pena nos dias de hoje. Gostaria de uma luz.

Como não tinha conhecimentos sólidos em nenhuma tecnologia que eu disse acima, achei melhor nao aprender nenhum framework logo de cara. Vocês recomendariam quais frameworks pra eu conseguir um espaço no mercado atual?

Agradeço desde ja!

2 respostas
solução!

Oi Felipe, tudo bom?

A linguagem em sí não importa muito. Nesse contexto de mercado pode até ter um impacto mas o mais importante é pegar conceitos como orientação a objetos bem, boas praticas, entender bons padrões de projeto e arquitetura. Afinal, o que muda de uma linguagem pra outra é o jeito de escrever.

A vantagem do php é que o mercado é bem aquecido. Mas, para entender bem os conceitos toda a literatura está mais voltada para java.

A melhor abordagem é sempre não se apegar a linguagem em sí mas sim aos conceitos que você aprende.

Dando uma busca rapida aqui na apinfo, php retorna 104 vagas. C#, por exemplo retorna 96 e java 451. Claro que esses dados podem não representar o mercado como um todo, mas talvez ja de uma ideia.

Quanto a frameworks, se em java o Spring é o lider disparado.

Se em php, um que está ganhando bastante espaço é o symfony que tem uma documentação muito boa e didatica. Um que é bem famoso é o laravel e também é muito bom.

Se em c#, não tem muito como fugir, a gente sempre vai cair no Asp.netMVC.

Abraço e bons estudos =)

Obrigado, André.

Vou começar a fazer os cursos aqui da alura de boas práticas em php e depois aprender laravel. Acho que esse é o caminho.