fiz a instalaçao como no video e meu php nao funcionou digito php -vou php-a e quando aperto enter ele pula a linha
fiz a instalaçao como no video e meu php nao funcionou digito php -vou php-a e quando aperto enter ele pula a linha
olá amigo, tudo bem? qual é o S.O que vc está usando?
Olá. Você verificou se está instalado no PATH do Windows (caso esteja usando o windows.)
Oi Marcos,
Li sua dúvida... Caso ainda não tenha resolvido, o que a Rhama sugere, o passo a passo é...
Tecle o Botão Win (no windows) ou procure no seu sistema operacional um Painel de Controle onde tenha opção de Variavel de Ambiente para alterar o PATH.
Clique no Botão "Variaveis de Ambiente" e depois sobre a linha "Path", pressione "editar" e use Ctrl+V para colar o caminho (path) das pastas onde esta o seu Php que já foi descompactado (Unzip). Da uma assistida nesta video aula, ele mostra bem o passo a passo disto!
Mas seu Path é algo como assim, se instalou a versão 8 do Php para windows 64x
C:\Users\SeuNomeDeUsuario\phpZip\php-8.0.10-nts-Win32-vs16-x64 (navegue para esta pasta e copie com CTRL + C copiar e depois colar lá!)
Agora pode entrar na tecla Win (escreva cmd = comando de prompt DOS, no Windows) e teste novamente php -v (enter) e exit para sair.
Espero, que já tenha resolvido, mas se ainda não e for Windows seu sistema e não Linux ou MacOS estas coisas, vai ajudar!
Um Abraço!
Eu também estou com o mesmíssimo problema. Fiz tudo, refiz o passo-a-passo, baixei a versão mais recente, etc, tudo conforme o vídeo e não funciona. Digito o comando no cmd e não acontece nada, vai para a linha debaixo.
achei aqui: ao abrir o cmd, aperte "ctrl+c" e depois escreva o comando da aula: php -v
Oi Fernando.
Espero que já tenha se estabilizado, seu ambiente e que tenha entidido a dica que deixei, se estiver com notebook Windows.
Mas enfim, o Php sabemos que é um download de uma pasta ( files ) compactada ( .Zip). Quando fazemos o download, ela estara na pasta de download do seu Notebook. O que normalmente fazemos é levá-la ( dando um Ctrl+C sobre a mesma ) para um outro local mais apropiado. Geralmente ( adoto) no HD em seu usuario privado C:\Users\Fernando\pastaQueCriou\pastaPhpVersaoUnziped , dai para não ter que escrever tudo isto na variavel de ambiente no Path dela ( eu copio este caminho = path com Ctrl+c ). Agora vou no botão Win do notebook, na pesquisa digito aquele "cmd" para abrir nossa telinha preta do Prompt do DOS. Ótimo! Fizemos isto já, agora faça o mesmo para abrir a telinha branca, ver acima, que tem o botão "variavel ambiente...", clique neste botão, abre outra janelinha. clique na opção Path e botão "Edit" para editar, isto é, colocar mais este novo caminho = path% ( ele junta mais esta opção, pois todo caminho, nestas variaveis path de ambiente, é achado pelo meu notebook, sem eu precisar estar dentro desta pasta apenas, ok! Cuidado não apague nada lá, só Add - adicione esta nova linha na edição atual). Então já copiamos é só colar ali dentro com Ctrl+v ou digitar tudo certinho, todo este path novo do php descompactado na sua preferencia). Agora feche com aplicar ou ok. Volte ao DOS na telinha preta e tente o "C:>php -v" Se ele voltar a versão instalada é que achou seu Php! Pode navegar a um programa seu, use "C:> dir" para ver as pastas onde esta e com "C>cd nomePasta" , para entrar nela até chegar onde gravou seu exercicio e rodar com "C:>php nomePrograma.php". use "exit" ou "quit" para encerrar rotinas no DOS.
Mas antes veja se seu notebook é Windows.
nota: Verifique se seu Antivirus ( no meu caso o Avast ), não removeu seu arquivo php.ini para a quarentena, como possivel falso positivo. Sem o php.ini nada funciona, acho! Tive um problema assim com a versão 7. Fiquei preocupado, com esta dica do falso positivo e preferi deletar toda pasta do 7 ( sem o php.ini que estava na quarentena) e baixar o php 8.
Bem espero ter ajudado, se entendi sua dúvida. Bom estudo!