Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

PHP Formulário para alimentar outro sistema

Bom dia, Gostaria de saber se existe a possibilidade de realizar a seguinte funcionalidade com PHP: Tenho um sistema de cadastro de OS (ordem de serviço) web, neste sistema quando vamos criar uma nova OS temos que preencher um formulário, só que esse formulário tem muitos campos que devem ser preenchidos manualmente. Bem, gostaria de criar um sistema paralelo em PHP que carregue os dados necessários automaticamente e este sistema paralelo preencha os dados no formulário do sistema atual. É possivel? muito obrigado.

10 respostas

Eu não entendi muito bem a pergunta.

Poderia explicar mais detalhado?

Boa tarde Andrei!

Sua explicação ficou um pouco confusa.

Não seria uma funcionalidade do PHP, mas uma integração entre sistemas.

Você tem um Sistema de Cadastro de Ordens de Serviço (OS) e quer que alguns dados necessários ao cadastro sejam carregados automaticamente no formulário.

De onde viriam esses dados? De um sistema existente? Sendo assim, você vai precisar acessar o banco de dados deste outro sistema e fazer a leitura dos dados que você precisa.

Caso esse outro sistema não exista, não faz sentido criá-lo, mas sim criar uma ou mais tabelas no banco de dados do seu sistema de OS e cadastrar esses dados lá.

Entendeu?

Obrigado a todos! Bem, vou tentar ser mais claro.

O sistema web de cadastro de OS não tem um banco de dados com as informações para preenchimento automático de alguns campos, por isso que disse que quando precisamos abrir uma OS temos que preencher tudo manualmente. O que eu precisava saber é se tem como criar um sistema web em PHP com um banco de dados com as informações onde tivesse um formulário paralelo que ao colocar uma informação a maioria dos dados fossem carregados automaticamente a partir do banco de dados deste sistema (até ai tudo bem). Ai é possível eu pegar esse formulário em paralelo e enviar as informações automaticamente para o outro sistema?

Simplificando: Tem um sistema web de cadastro de OS que não carrega nada automaticamente, tem que digitar tudo. Não posso mexer neste sistema, pois não é meu, mas consigo criar um sistema web em PHP que carrega praticamente tudo automático. Queria saber se consigo integrar esses dois, sem mexer no primeiro, tipo jogar toda a informação do formulário paralelo para preencher o formulário existente? Ou algo do tipo.

Deu pra entender? não sei se ficou claro ainda. Muito obrigado pela ajuda de vocês.

Boa tarde Andrei! Agora ficou mais claro. Não há necessidade de criar um sistema e um banco de dados para isso. Creio que o ideal para você seja uma ferramenta como o Selenium IDE ou o AutoIt.

Selenium não é uma ferramenta para teste de aplicação web?

Andrei eu continuo sem entender. Pra mim não está clara a dúvida. Eu penso umas 50 coisas.

Dá pra vc explicar nesse estilo? "Tenho um formulário Web de OS que tem tais campos e acontece isso" "Preciso fazer um outro formulário paralelo pra isso"

Eu não entendo quando vc dizer que o formulário existente não carrega nada? Como assim. Explica algo no tipo: No formulário existente tem um campo X que gostaria que funcionasse assim.

Vc disse que não tem acesso ao outro sistema. Mas terá acesso direto ao Banco de Dados dele? Se vc criasse um formulário próprio em PHP vc poderia conectar ao banco de dados do outro sistema?

Então Luciano, Vou tentar ser mais claro ainda. Tem um sistema web, que não é meu. Esse sistema é utilizado para gerar OS. Eu tenho acesso ao sistema como usuário, por exemplo, eu acesso via login e senha para poder gerar uma OS. Então, para eu gerar uma OS, eu entro no link de criação de OS, este link me leva para um formulário, cheio de campos em branco, como por exemplo: nome, endereço, estado, cidade, etc... Todos os campos devem ser preenchidos manualmente, tipo, clico no campo nome e digito meu nome, clico no campo endereço e digito endereço. O que não tenho acesso é no código fonte desse sistema, ou no banco de dados que esse sistema tenha. Pra mim é um saco ficar digitando tudo, toda vez que abro uma OS. Então, para resolver, pensei em criar um sistema web paralelo em PHP com banco de dados, onde teria outro formulário onde eu digitaria meu nome e o resto dos campos seriam auto preenchidos. Isso eu consigo. Minha dúvida é se é possível eu usar meu sistema web em php para jogar os dados que eu preenchi no meu sistema, para o formulário do outro sistema?

Será que melhorou minha explicação? Obrigado pela paciência

Andrei, o Selenium é uma ferramenta de teste, mas pode ser utilizada para automatizar tarefas como a sua.

solução!

Oi Andrei agora etendi seu problema.

Acho que nesse caso a solução do Jonas é a mais indicada.

Ou vc pode tentar utilizar e configurar extensões no chrome que façam autofill de campos de formulário. Talvez seja mais simples que aprender Selenium, mas acredito que não seja tão customizável quanto.

Eu acredito que não seja possível (ou se for possível não seja trivial) fazer da forma que vc quer pois vc nem tem acesso ao código nem ao banco de dados do outro sistema. Acredito que se vc programasse um módulo javascript talvez fosse possível (mas eu não sei como fazer).

Entendo, se souber de alguma forma, mesmo que não trivial, de eu usar o meu sistema para alimentar informações neste outro sistema, por favor não hesite em dizer, ficarei imensamente grato.

Sobre o Selenium e o autofill, vou dar uma estudada para saber como funcionam.

Muito obrigado a todos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software