4
respostas

PHP e MySQL I

Caros instrutores da Alura, boa tarde.

Estou tentando iniciar o curso de PHP, mas logo na primeira aula sinto dificuldades em acompanhar, pois o instrutor vai para linha de comando, digita: "Alura: htdocs $Alura" e cria uma pasta e dá continuidade ao curso.

Pois bem, eu como leigo, iniciante em Linguagem de programação, não consigo fazer esses comandos e por conta disso não consigo dar continuidade ao curso.

Já assisti ao cuso de Windows sobre prompt de comando, mas não me ajudou nesse caso.

Consigo apenas instalar o Wamp e o Sublime, que, por incrível que parece tem as suas explicações no tópico 6 da aula 1, e não no começo.

Tenho a necessidade de fazer PHP e Wordprees, e nesse momento estou muito frustado com esse curso, e arrependido por ter trocado a Devmedia pela Alura, lá tem um curso rápido só para ensinar a instalar o Xamp, o PHP, o Maria DB e o Apache.

Por favor, mostrem-me que a minha escolha pela Alura foi certa e me ensinem a Instalar e integrar essas 4 tecnologias para que eu possa dar continuidade aos meus estudos.

No aguardo, urgente, de uma resposta,

Att;

Sávio Moraes.

4 respostas

Oi Sávio, tudo bom?

É chato mesmo quando rola problemas assim, ainda mais no começo do curso.

Você chegou a dar uma olhada no exercicio Instalando o XAMPP e o Sublime?

Lá tem um passo-a-passo de como configurar esse ambiente pra todos os sistemas operacionais (32 ou 64bits).

A criação do diretório htdocs\loja ta lá também.

A pasta htdocs é a pasta de acesso publica do xampp em todos os sistemas operacionais. O comando "mkdir" serve apenas para criar a pasta loja lá dentro.

Mas, se você estiver no windows é só acessar "c:\xampp\htdocs\" e criar uma nova pasta lá chamada loja, normalmente.

Qualquer dificuldade é só falar aqui e a gente vai resolvendo =)

Abraço

Prezado André Chaves,

Vê se estou certo: como meu SO é Win64, instalei o Wamp ao invés do Xamp. Nele coloquei todos os serviços para rodar (start all services); Criei no Cmder uma pasta loja com o mkdir e parece que funcionou, pois em localhost abriu uma página do Wamp e em http://localhost/loja/index.php abriu uma página com os dizeres 'Loja do savio'.

Portanto a pasta htdocs é relativa ao Xamp e não ao Wamp, é isso?

Outra dúvida é em relação ao que aparece no prompt do instrutor. Lá está só "Alura:" e não um endereço como "c:/>", você saberia me responder? (contra-barra não aparece aqui, por isso inverti, mas no prompt é contra-barra)

Muito obrigado pela ajuda, tirou a venda dos meus olhos, kkk, valeu mesmo!

Bom dia Sávio, que bom que resolveu com o Wamp.

Realmente as instruções do exercício estavam relativas ao do Xamp. Infelizmente cada instalação e package diferente do php+etc acaba funcionando um pouco diferente.

Sobre o prompt, não se preocupe, cada máquina mostra uma informação diferente. No windows o padrão é c:\, mas no Linux vai mostrar um texto diferente de acordo com o linux e configuração dele, o que importa é estar no prompt e poder usar os comandos como mkdir, cd etc que está usando.

Fico muito agradecido e feliz por ter feito a escolha certa pela Alura. A rapidez no feedback de vocês e a disposição para resolver meu problema, é um diferencial, show!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software