2
respostas

php duvida no mvc

boa noite, estou fazendo um sisteminha para faculdade. o plano era fazer em mvc, porém não sei fazer o controller e as views, parece nao ser necessário. está como publico no github antonio24073/scrum-php

2 respostas

Oi Antonio, tudo bom?

Acho que rolou alguma confusão em relação ao conceito de View e Controller.

Dei uma olhada no seu projeto e você tem uma camada de View, que são seus arquivos .php na pasta public.

Além disso, as lógicas estão nesses arquivos, o que realmente retira a necessidade do controller. O problema é que para dar manutenção, temos diversos pontos e pode acabar sendo problemático quando trabalhamos com um time no projeto.

A ideia de View, na verdade, é isolar a responsabilidade de exibir os dados em um arquivo só. Esse arquivo pode ser um html, php, twig, desde que a única responsabilidade desse arquivo seja exibir dados na tela.

Ou seja, nesse arquivo não teremos chamadas para funções que acessam o banco de dados, por exemplo.

Em relação ao Controller, ele é um arquivo PHP cujo a única responsabilidade é puxar os dados necessários para a View.

Com PHP puro é possível realizar uma arquitetura MVC, porém acredito que a melhor abordagem pra quem está começando seja utilizar um framework pronto que já faça isso.

Como, por exemplo, o Laravel que já encapsula boa parte da complexidade arquitetural de isolar o software nessas camadas.

Aqui na Alura, a gente tem o curso de Laravel que explica esses conceitos, da uma olhadinha lá =)

Qualquer problema é só falar.

Abraço!

Oi, td bom sim.

Fiz modificações aqui e algo aconteceu na session que nao loga mais. Passei a noite toda tentando resolver. To com dificuldades de debugar dai fica dificil resolver.

O que eu não falei é que temos a limitação de que esse sisteminha tem que ser o mais simples possível. Acontece que ele vai ser passado a alunos do técnico com conhecimento bem básico de php. Então eu não queria nem usar composer.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software