boa noite, estou fazendo um sisteminha para faculdade. o plano era fazer em mvc, porém não sei fazer o controller e as views, parece nao ser necessário. está como publico no github antonio24073/scrum-php
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
boa noite, estou fazendo um sisteminha para faculdade. o plano era fazer em mvc, porém não sei fazer o controller e as views, parece nao ser necessário. está como publico no github antonio24073/scrum-php
Oi Antonio, tudo bom?
Acho que rolou alguma confusão em relação ao conceito de View e Controller.
Dei uma olhada no seu projeto e você tem uma camada de View, que são seus arquivos .php na pasta public.
Além disso, as lógicas estão nesses arquivos, o que realmente retira a necessidade do controller. O problema é que para dar manutenção, temos diversos pontos e pode acabar sendo problemático quando trabalhamos com um time no projeto.
A ideia de View, na verdade, é isolar a responsabilidade de exibir os dados em um arquivo só. Esse arquivo pode ser um html, php, twig, desde que a única responsabilidade desse arquivo seja exibir dados na tela.
Ou seja, nesse arquivo não teremos chamadas para funções que acessam o banco de dados, por exemplo.
Em relação ao Controller, ele é um arquivo PHP cujo a única responsabilidade é puxar os dados necessários para a View.
Com PHP puro é possível realizar uma arquitetura MVC, porém acredito que a melhor abordagem pra quem está começando seja utilizar um framework pronto que já faça isso.
Como, por exemplo, o Laravel que já encapsula boa parte da complexidade arquitetural de isolar o software nessas camadas.
Aqui na Alura, a gente tem o curso de Laravel que explica esses conceitos, da uma olhadinha lá =)
Qualquer problema é só falar.
Abraço!
Oi, td bom sim.
Fiz modificações aqui e algo aconteceu na session que nao loga mais. Passei a noite toda tentando resolver. To com dificuldades de debugar dai fica dificil resolver.
O que eu não falei é que temos a limitação de que esse sisteminha tem que ser o mais simples possível. Acontece que ele vai ser passado a alunos do técnico com conhecimento bem básico de php. Então eu não queria nem usar composer.