1
resposta

php com sqlserver

Estou em um projeto com o Laravel 5.2 de um cliente, sendo que não consigo me conectar com o banco de dados dele, estou usando o Laragon como ambiente, já instalei e fix tudo, mas sempre dá o erro de driver not found.

1 resposta

Olá

Parece que você está tendo problemas para conectar o Laravel com o SQL Server. Isso geralmente acontece quando os drivers necessários para estabelecer a conexão não estão instalados ou configurados corretamente.

Primeiramente, verifique se você tem o driver SQLSRV PHP instalado. Você pode fazer isso executando o comando php -m em seu terminal para listar todos os módulos PHP instalados. Se você não ver 'sqlsrv' na lista, você precisará instalá-lo.

Aqui estão as etapas gerais para instalar o driver SQLSRV PHP:

1. Baixe os drivers do SQL Server PHP da página de download da Microsoft.
  2. Extraia os arquivos baixados e copie os arquivos php_sqlsrv_XX_ts.dll e php_pdo_sqlsrv_XX_ts.dll para a pasta ext do seu PHP (O XX na nomeação do arquivo se refere à versão do PHP, então escolha o arquivo que corresponda à sua versão do PHP).
  3. Abra o arquivo php.ini e adicione as seguintes linhas no final do arquivo:
extension=php_sqlsrv_XX_ts.dll
extension=php_pdo_sqlsrv_XX_ts.dll
  1. Reinicie o servidor Laragon.

Além disso, certifique-se de que as configurações do banco de dados em seu arquivo .env estão corretas. Aqui está um exemplo de como essas configurações podem parecer:

DB_CONNECTION=sqlsrv
DB_HOST=your_host
DB_PORT=your_port
DB_DATABASE=your_database
DB_USERNAME=your_username
DB_PASSWORD=your_password

Espero que essas sugestões possam ajudar você a resolver o problema. Lembre-se de que cada ambiente tem suas peculiaridades e pode ser necessário um pouco de ajuste para que tudo funcione corretamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!