Estou em um projeto com o Laravel 5.2 de um cliente, sendo que não consigo me conectar com o banco de dados dele, estou usando o Laragon como ambiente, já instalei e fix tudo, mas sempre dá o erro de driver not found.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou em um projeto com o Laravel 5.2 de um cliente, sendo que não consigo me conectar com o banco de dados dele, estou usando o Laragon como ambiente, já instalei e fix tudo, mas sempre dá o erro de driver not found.
Olá
Parece que você está tendo problemas para conectar o Laravel com o SQL Server. Isso geralmente acontece quando os drivers necessários para estabelecer a conexão não estão instalados ou configurados corretamente.
Primeiramente, verifique se você tem o driver SQLSRV PHP instalado. Você pode fazer isso executando o comando php -m em seu terminal para listar todos os módulos PHP instalados. Se você não ver 'sqlsrv' na lista, você precisará instalá-lo.
Aqui estão as etapas gerais para instalar o driver SQLSRV PHP:
php_sqlsrv_XX_ts.dll e php_pdo_sqlsrv_XX_ts.dll para a pasta ext do seu PHP (O XX na nomeação do arquivo se refere à versão do PHP, então escolha o arquivo que corresponda à sua versão do PHP).php.ini e adicione as seguintes linhas no final do arquivo:extension=php_sqlsrv_XX_ts.dll
extension=php_pdo_sqlsrv_XX_ts.dll
Além disso, certifique-se de que as configurações do banco de dados em seu arquivo .env estão corretas. Aqui está um exemplo de como essas configurações podem parecer:
DB_CONNECTION=sqlsrv
DB_HOST=your_host
DB_PORT=your_port
DB_DATABASE=your_database
DB_USERNAME=your_username
DB_PASSWORD=your_password
Espero que essas sugestões possam ajudar você a resolver o problema. Lembre-se de que cada ambiente tem suas peculiaridades e pode ser necessário um pouco de ajuste para que tudo funcione corretamente.
Espero ter ajudado e bons estudos!