Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

PHP 7.4 no Ubuntu 18.04

Estou tentando instalar a versão 7.4 através do pacote tar baixado no site oficial do PHP porém não estou conseguindo. Através da linha de comando, o ./configure funciona, porém quando vou usar o make install(ou qualquer comando make) ele me dá a seguinte mensagem:

make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare.

Podem me ajudar? Obrigado!

3 respostas
solução!

Fala, Aloizio.

Pra compilar o PHP:

$ ./configure # passe todas as opções desejadas
$ make
# sudo make install

Pela sua descrição, parece que você tentou executar o make install sem o make antes.

De qualquer forma, se quiser instalar o PHP sem compilar da fonte, aqui tem um tutorial bem simples:

https://computingforgeeks.com/how-to-install-php-on-ubuntu/

Vinícius,

na verdade eu identifiquei o problema, ao usar o

./configure

no log constava problema com o libxml2, e depois com o sqlite3 utilizei

sudo apt-get install libxml2-dev
sudo apt-get install sqlite3 libsqlite3-dev

e, ao rodar novamente às instruções que você passou(que eu tinha feito antes, mas não tinha exposto de maneira correta)

$ ./configure # passe todas as opções desejadas
$ make
# sudo make install

Meu PHP foi atualizado com sucesso.

De qualquer forma, agradeço muito por ser sempre solícito, e pelas suas aulas incríveis. Obrigado mesmo por compartilhar seu conhecimento, estou há alguns meses na plataforma Alura e estou muito satisfeito com as formações/cursos que fiz e estou fazendo. Um grande abraço!

Opa, que bom que resolveu, Aloizio.

Fico feliz que você esteja gostando dos treinamentos. :-D

Lembre-se que gerenciar um ambiente com o PHP compilado na mão é um pouquinho mais complicado, tá!?

Quando precisar instalar alguma extensão, atualizar alguma coisa, etc, pode haver algumas particularidades.

Mas no geral, aqui pros treinamentos, você não deve precisar fazer nada demais não.

:-D