0
respostas

PfSense em um cenario real

Ola Professor,

Entendo que por fins didáticos simulamos o ambiente em maquinas virtuais. Gostaria de entender como fica o fluxo da infraestrutura em um ambiente físico.

Imaginando um ambiente domestico. Temos um modem da Operadora que também atua como roteador, entendo que o hardware que deve hospedar o PfSense deve vir em seguida, filtrando assim oque vem do "Mundo Externo".

Duvidas:

  1. No cenário descrito acima, quem define qual vai ser a classe de IPs da rede interna, sera o pfSense? Quando configuramos o IP LAN do PfSense estamos também dizendo que toda a rede interna deve assumir esta rede do IP configurado?

  2. Num cenário onde o hardware do PfSense possui somente uma porta WAN (Conectada ao Modem do Provedor) e uma porta LAN, devemos conectar esta porta LAN a um novo roteador, correto?

  3. Supondo que conectamos a porta LAN ao roteador, se configurarmos o PfSense como DHCP, nosso roteador servira como um switch, correto? Caso contrario, podemos dizer que as portas LAN do roteador representam uma nova rede interna, ou a mesma rede que vem do pfSense?

Por favor, estou um pouco confuso sobre como ficaria a distribuição da rede.

Estou imaginando o seguinte cenario:

MODEM (192.168.0.1) ---> PfSense (WAN 192.168.0.2, LAN 10.0.0.200) ---> Roteador(Ex TpLink)(QUAL IP??) ---> MAQUINAS (QUAL IP???)

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software