16
respostas

pessoal nao consigo fazer a conexão com banco de dados da erro

Fatal error: Uncaught PDOException: could not find driver in C:\Users\Meu Computador\Downloads\projeto-inicial\src\conexao-bd.php:3 Stack trace: #0 C:\Users\Meu Computador\Downloads\projeto-inicial\src\conexao-bd.php(3): PDO->__construct('mysql:host=loca...', 'root', Object(SensitiveParameterValue)) #1 {main} thrown in C:\Users\Meu Computador\Downloads\projeto-inicial\src\conexao-bd.php on line 3 PS C:\Users\Meu Computador\Downloads\projeto-inicial\src>

16 respostas

Olá, Gabriel!

O erro "PDOException: could not find driver" indica que o PHP não está encontrando o driver PDO para MySQL.

O driver PDO para MySQL é uma extensão do PHP que permite a conexão com o banco de dados MySQL. Para resolver esse problema, você deve garantir que essa extensão esteja habilitada no seu arquivo de configuração do PHP (php.ini).

Aqui estão os passos que você pode seguir:

1. Localize o arquivo php.ini no seu sistema.

2. Abra o arquivo php.ini em um editor de texto.

3. Procure pela linha ";extension=pdo_mysql". Essa linha é um comentário (porque começa com ";"), e a extensão pdo_mysql está desativada.

4. Para ativar a extensão pdo_mysql, remova o ";" do início da linha. A linha deve agora parecer com "extension=pdo_mysql".

5. Salve o arquivo php.ini e tente novamente.

Depois de seguir esses passos, o PHP deve ser capaz de encontrar o driver PDO para MySQL, e você deve ser capaz de estabelecer uma conexão com o banco de dados MySQL.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

já esta tudo certinho porém não funciona, sera oque é pessoal !

Abra o terminal e digite:

php --ini

Este comando irá mostrar onde está localizado o arquivo php.ini. Certifique que você está alterando o arquivo correto.

Outra coisa, verifique se o arquivo php.ini está escrito exatamente dessa forma. Pode ser que ele esteja como php.ini.ini

Microsoft Windows [versão 10.0.22621.1702] (c) Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\Meu Computador>php --ini Configuration File (php.ini) Path: Loaded Configuration File: (none) Scan for additional .ini files in: (none) Additional .ini files parsed: (none)

C:\Users\Meu Computador>

quando eu vou no terminal e digito php --ini aparece isto

Por isso não está funcionando. O PHP não conseguiu localizar o arquivo php.ini. Verifique se o arquivo está nomeado exatamente dessa forma: php.ini

Sim... me desculpe a pergunta mas qual seria o arquivo.... estou quebrando a cabeça desde cedo vini

O arquivo que mostrou logo acima com as extensões. Parece que o nome do arquivo está apenas php, quando deveria está php.ini

este aqui Vini

Renomeia este arquivo para php.ini.

Outra coisa, recomendo não usar o XAMPP, pois traz muitas complicações. Caso queira saber mais:

https://dias.dev/2021-04-10-por-que-nao-usar-xampp/

Recomendo voce instalar o PHP na sua máquina.

https://www.alura.com.br/artigos/php-instalacao-primeiro-codigo

O meu esta assim Vini sabe oque eu terial que alterar ai

Percebi que diversos alunos estão com dificuldade nesta parte

Você precisa renomear o arquivo php.ini-development para php.ini. Depois disso você pode ativar a extensão conforme eu orientei acima.