Solucionado (ver solução)
Solucionado
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pessoal, estou adaptando o jogo, mas não estou conseguindo transferir o o valor do input. No console consta que chute (variável que eu usei) = " "

<meta charset="UTF-8">

<input> 
<button>adivinhar</button>

<script>

    function pulaLinha() {

        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {

        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    function sorteia(n){
        return Math.round(Math.random() * n)
    }

    var input = document.querySelector("input")
    var chute = input.value
    var button = document.querySelector("button")
    var fim = false 
    var numeroPensadoAte10 = sorteia(10)

    function verifica(){     
        if(chute < numeroPensadoAte10){
            alert("Chute um pouco mais alto");
        }if(chute > numeroPensadoAte10){
            alert("Chute um pouco mais baixo");
        }else{
            fim = true
        }
    }
    button.onclick = verifica
    if(fim == true){
        alert("você acertou")
    }
</script>
1 resposta
solução!

Olá, realizei algumas mudanças para fazer com que o código funcionasse da maneira que achei que deveria funcionar. primeiramente coloquei a variável chute dentro da função "verifica", pois se ele estiver fora, no momento em que o código for lido a variável não receberá valor. Depois coloquei um else antes do segundo if da função verifica para que evitar que o else final funcionasse quando o primeiro if fosse rodado. Por fim coloquei o ultimo if(fim==true) dentro da função, pois quando o programa rodar ele ele irá estar como false, se ficar de fora.

<meta charset="UTF-8">

<input> 
<button>adivinhar</button>

<script>

    function pulaLinha() {

        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {

        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    function sorteia(n){
        return Math.round(Math.random() * n)
    }

    var input = document.querySelector("input")

    var button = document.querySelector("button")
    var fim = false 
    var numeroPensadoAte10 = sorteia(10)
    console.log(numeroPensadoAte10);

    function verifica(){   
       var chute = input.value
        if(chute < numeroPensadoAte10){
            alert("Chute um pouco mais alto");
        }else if(chute > numeroPensadoAte10){
            alert("Chute um pouco mais baixo");
        }else{
            fim = true
        }
        if(fim == true){
        alert("você acertou")
    }
    }
    button.onclick = verifica

</script>