1
resposta

Pessoa proativa = Pessoa passiva ????

Pessoa proativa é uma pessoa passiva? Considerar que problema nunca é dos outros e refletir no que posso melhorar não é aceitar tudo ao invés de mostrar a insatisfação com a situação se a pessoa estiver com a razão?

1 resposta

Oi, Fabio! Acredito que não existam pessoas proativas ou passivas por completo. Somos às vezes uma coisa, às vezes outra, depende da situação.

Entendo a tua pergunta sobre esse questionamento moderno lançado de que, antes de apontar para o outro devemos nos olhar primeiro (mesmo quando o problema é no outro mesmo).

O que posso dizer é que, mesmo que o problema esteja no outro, será que não vale a gente se perguntar por quê nos sentimos incomodados/ frustrados pelos outros também não perceberem o mesmo? Talvez seja um exercício interessante a se fazer.

O que tenho tentado aprender/ internalizar é que a gente nunca vai saber o por quê determinadas pessoas agem do modo como agem, mas a gente sempre pode escolher a como reagir às suas ações através dos nossos próprios comportamentos/ sentimentos. Pensar antes de reagir imediatamente é uma escolha que temos e podemos fazer antes de entrar em maiores conflitos.

Espero ter ajudado :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software