Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Pessoa marcante.

Reflexão sobre uma pessoa que admiro

Uma pessoa que marcou muito a minha vida foi a minha avó. Desde pequena, sempre admirei a maneira como ela lidava com as dificuldades sem desistir. Mesmo passando por momentos complicados, ela continuava ajudando as pessoas ao seu redor e mantinha a calma diante dos problemas.

As características que mais admiro nela são a paciência, a empatia e a força emocional. Ela sempre escutava as pessoas com atenção, evitava julgar e tentava aconselhar da melhor forma possível. Além disso, era muito determinada e nunca deixava os problemas abalarem totalmente o seu jeito de tratar os outros.

Refletindo sobre isso, percebo que posso aprender a ter mais paciência e equilíbrio emocional no meu dia a dia. Muitas vezes reagimos de maneira impulsiva quando estamos irritados ou desanimados, mas desenvolver a calma e a empatia pode melhorar muito nossos relacionamentos.

Também entendi que posso desenvolver essas habilidades aos poucos, praticando mais a escuta, tentando compreender melhor os sentimentos das pessoas e aprendendo a lidar com as dificuldades sem descontar nos outros.

2 respostas

Olá, Nicole. Como vai?

Sua nova reflexão está belíssima e traz uma sensibilidade emocionante para o fórum! É incrível como as nossas maiores referências em soft skills e inteligência emocional muitas vezes não vêm de manuais corporativos ou de grandes líderes de mercado, mas sim de pessoas da nossa convivência mais íntima, como a sua avó.

O que você descreveu sobre o comportamento dela ilustra com perfeição um conceito que a psicologia moderna chama de Resiliência Afetiva. É a capacidade não apenas de suportar uma crise ou dificuldade, mas de fazer isso mantendo a dignidade, a empatia e o cuidado com o outro. Como você bem pontuou, o maior legado dela foi não deixar que os próprios problemas abalassem a forma como ela tratava as pessoas ao redor.

A sua análise conecta perfeitamente os traços de personalidade da sua avó com o que você deseja desenvolver na sua própria jornada:

• Escuta Ativa e Não Julgamento: Escutar com atenção plena e suspender o julgamento imediato é a base para criar conexões profundas e de confiança com qualquer pessoa.
  • Autorregulação Emocional: Perceber a nossa tendência de reagir de forma impulsiva quando estamos irritados e, conscientemente, escolher não descontar nos outros é o nível mais maduro da inteligência emocional.

Para complementar a sua linda reflexão, esse processo de olhar para alguém que admiramos e trazer essas qualidades para o nosso dia a dia é estudado na psicologia através da Teoria da Aprendizagem Social, de Albert Bandura.

Essa teoria mostra que nós aprendemos e moldamos nossos comportamentos observando os outros (processo chamado de modelagem). Quando você escolhe a paciência e a empatia da sua avó como um modelo a ser praticado "aos poucos", você está ativamente reconfigurando a sua forma de se relacionar com o mundo.

Cada pequena pausa que você der antes de reagir a um momento de estresse e cada vez que exercitar a escuta sem pressa serão homenagens práticas a esse legado tão bonito que ela deixou em você.

Parabéns por compartilhar um relato tão inspirador e humano!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Olá! Muito obrigada pela resposta e pelas palavras tão gentis.

Fico muito feliz em saber que minha reflexão conseguiu transmitir um pouco da admiração e do carinho que sinto pela minha avó. Achei muito interessante a explicação sobre resiliência afetiva e também sobre a Teoria da Aprendizagem Social, porque realmente acredito que aprendemos muito observando as pessoas que nos inspiram no dia a dia. (isEazy)

A ideia de transformar pequenas atitudes em homenagens práticas ao legado dela foi algo que me marcou bastante. Com certeza quero continuar desenvolvendo mais paciência, empatia e escuta ativa nas minhas relações.

Obrigada novamente pelo reconhecimento e pela reflexão tão sensível!