Objetivo:
O objetivo principal dessa pesquisa é identificar e compreender os clientes ideais da Naturallis para a criação de personas detalhadas. Para alcançar esse objetivo geral, temos alguns objetivos específicos: Identificar características demográficas e socioeconômicas dos clientes potenciais. Compreender a rotina e o estilo de vida dos clientes, especialmente no que se refere a saúde, bem-estar e alimentação. Descobrir hábitos de consumo de conteúdo relacionados a produtos naturais, orgânicos e saudáveis. Analisar a percepção e o comportamento de compra de produtos naturais e orgânicos (o que os leva a comprar, o que valorizam em um fornecedor). Apreender os principais desafios e objetivos dos clientes em relação à saúde, bem-estar e alimentação. Identificar o que os motiva a buscar uma vida mais saudável e quais obstáculos encontram.
Roteiro de Entrevista Naturallis
Bloco 1: Dados Gerais do Entrevistado:. Nome: / Idade: / Gênero: / Formação: (Qual a sua formação acadêmica? Ensino médio, técnico, superior – qual área?) / Onde você mora? (Cidade/Bairro): (Para entender um pouco sobre o ambiente e possíveis acessos a lojas físicas, por exemplo)
Bloco 2: Dados Profissionais e Estilo de Vida:. Qual sua função/profissão? O que você faz no trabalho? / Como é a sua rotina diária em termos de trabalho e tempo livre? / Você considera sua rotina agitada ou mais tranquila? / Como você descreveria seu estilo de vida em relação à saúde e bem-estar? Bloco 3: Hábitos e Comportamentos Relacionados a Produtos Naturais/Orgânicos:. Você tem o hábito de consumir produtos naturais, orgânicos ou com foco em bem-estar? Se sim, quais e com que frequência? / Onde você costuma comprar esses produtos? / O que mais te motiva a escolher produtos naturais/orgânicos? / Quais são os maiores desafios que você encontra ao tentar manter uma alimentação saudável ou um estilo de vida mais natural?
Bloco 4: Consumo de Conteúdo e Busca por Informações:. Gosta de ler sobre saúde, bem-estar ou alimentação? Que tipo de conteúdo você costuma ler? / Se sim, aprofundar: Qual foi a última matéria/livro/blog que te chamou a atenção nesse tema? Por quê? / Se sim, aprofundar: Quais sites, blogs ou influenciadores você acompanha para se informar sobre esses assuntos? / Como você descobre novidades sobre produtos, tendências ou dicas de saúde e bem-estar? / Acessa redes sociais? Se sim, quais e com que frequência? O que você faz nessas redes ? / Se sim, aprofundar: Você segue perfis ou grupos relacionados a saúde, bem-estar ou alimentação saudável? Quais?
Bloco 5: Objetivos, Desafios e Contratação de Produtos/Serviços:. Quais são seus principais objetivos pessoais e/ou profissionais para os próximos 1-3 anos? / Em relação à sua saúde e bem-estar, quais metas você busca alcançar? / O que falta para você alcançar essas metas? Quais são os maiores desafios que você enfrenta nesse caminho? / Quando você precisa contratar um produto ou serviço, como você escolhe seus fornecedores? O que é mais importante para você nessa escolha? / Se você precisasse de um produto ou serviço para te ajudar a ter uma vida mais saudável, o que seria e o que ele deveria oferecer?
Seleção da Amostra Para a Naturallis, pensei em diferentes perfis que poderiam ser clientes ideais ou Personas apropriadas a empresa.
Mães/Pais com crianças pequenas: Preocupados com a alimentação dos filhos e buscando opções saudáveis para toda a família.
Jovens adultos (25~40 anos) com estilo de vida ativo: Buscando energia, performance e recuperação através da alimentação e suplementos naturais.
Pessoas de meia-idade (40~60 anos) com foco em longevidade e prevenção: Atentos à saúde e buscando produtos que contribuam para uma vida mais longa e com qualidade.
Canais e Formatos de interação
Webconferência: É excelente para entrevistas mais longas (20-40 minutos), permite ver as expressões do entrevistado e criar uma conexão. A gravação (com consentimento) pode ser útil para análise posterior.
Telefone: Uma boa opção se a webconferência for um impeditivo, mas a ausência de comunicação não verbal pode ser uma desvantagem.