Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Pesquisa do consumidor

Qual é a melhor forma de realizar essa pesquisa, mesmo que seja pequena.

Abraço!

3 respostas

Oi Douglas,

Para sermos mais assertivo na sua resposta, pode exemplificar qual área você pretende pesquisar, o que você busca descobrir através da pesquisa. Trata-se de um mercado onde o cliente final é pessoa física ou jurídica? :)

Obrigado,Priscila ?!

Se não me engano, a pergunta minha foi direcionada a pesquisa para estudar sobre quem é o meu público alvo, quando eu tenho o interesse de lançar uma marca. Nesse caso, sendo pessoa física. É claro que isso não é com o intuito de fazer uma pesquisa de grande porte, para um grande marca. Quero mesmo é entender que é o meu cliente/usuário e traçar o seu perfil para que eu possa construir minha marca de acordo com o mesmo.

Abraço, Priscila.

solução!

Oi Douglas,

Pesquisa é um assunto bem interessante, me lembro que quando cursei Marketing tive um semestre dedicado para essa disciplina...

Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado, sendo assim fica difícil dizer qual é a melhor.

O assunto é inesgotável, mas para te dar um direcionamento, compartilharei a seguir quatro passos para fazer uma pesquisa de mercado:

1. Definir o problema. Toda pesquisa nasce de uma necessidade real, de um problema que precisa ser resolvido ou um objetivo que precisa ser alcançado. Por isso, a primeira etapa para a criação de uma pesquisa de mercado online é definir, de forma simples e objetiva, qual é o problema que se pretende resolver.

É fundamental deixar registrado em um documento de briefing não só os objetivos da pesquisa, mas todas as informações sobre o projeto de pesquisa. Esse briefing pode ser compartilhado com todas as pessoas envolvidas no projeto de pesquisa, para que não haja falhas de comunicação e alinhamento. Para te ajudar, nós criamos um modelo de briefing.

2. Criar o questionário. A criação do questionário de pesquisa é a etapa que requer mais atenção. É preciso que as perguntas sejam elaboradas de forma clara e objetiva para que os entrevistados compreendam o que você quis dizer. Evite também fazer questionários muito longos, que abordem muitos temas diferentes, para não confundir o entrevistado. Sugestão de leitura: como criar questionários para pesquisas

3. Definir o público Para obter as respostas certas, é preciso fazer as perguntas para as pessoas certas. Não adianta fazer uma pesquisa de satisfação com quem nunca consumiu o seu produto. Também não dá para pedir a opinião de um homem sobre um produto voltado para mulheres.

Da mesma forma, se você for avaliar uma ideia de negócio, é preferível pedir a opinião de pessoas que não te conhecem e não tem envolvimento pessoas com a sua ideia. Assim, é pouco recomendável fazer esse tipo de pesquisa via redes sociais, por exemplo.

Para definir o público da sua pesquisa, leve em conta qual o perfil das pessoas que você precisa que respondam à pesquisa. Se são os seus clientes, faça com seus próprios contatos. Mas se são consumidores em geral, é mais interessante recorrer aos painéis de respondentes.

4. Analisar os resultados. Ao fazer uma pesquisa de mercado, você pode acompanhar os resultados. Você também pode exportar os resultados em Excel para fazer novos cruzamentos e análises.

Abraços,

Priscila