1
resposta

Pesquisa de mercado

Olá!

Enquanto faço minha atividade de pesquisa de mercado me surgiu a seguinte dúvida:

Ao estar atuando, imagino que realizo a pesquisa de mercado olhando os aplicativos, redes sociais ou qualquer outro local que contenha informações das empresas concorrentes. **Em uma situação em que o concorrente não exponha tanto informações livremente sobre seu negócio, seria correto ou até mesmo ético entrar em contato com a empresa para coletar as informações? **

Nos dias de hoje essa situação parece impossível, porque a propaganda é a alma do negócio, porém, percebo que em cidades pequenas ainda é comum encontrar uma situação como essa. Onde moro, por exemplo, a empresa de excursão mais famosa não oferece informações o suficiente, obrigando o cliente a entrar em contato. Por isso a minha dúvida, como coletar informações de empresas que não se expõem tanto?

Obrigada!

1 resposta

Olá, Brisa! Tudo bem? =D

Bem, uma opção é buscar informações indiretas sobre essas empresas. Por exemplo, você pode analisar as interações dos clientes nas redes sociais ou em fóruns de discussão relacionados ao ramo de atuação dessas empresas. Muitas vezes, os próprios clientes compartilham experiências e opiniões sobre os produtos ou serviços oferecidos.

Outra alternativa é realizar pesquisas com clientes dessas empresas. Você pode criar questionários ou entrevistas para entender a percepção de clientes em relação aos produtos, serviços e atendimento das empresas concorrentes. Essas informações podem ser valiosas para você compreender melhor o mercado.

Além disso, é importante se atentar a qualquer informação pública disponível sobre essas empresas. Isso inclui notícias, relatórios financeiros, entrevistas com executivos, entre outros. Esses recursos podem fornecer insights interessantes sobre a estratégia e o posicionamento das empresas no mercado. No entanto, é importante respeitar as regras éticas e legais ao realizar pesquisas. Lembre-se de que a ética é fundamental para a prática do UX Design.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!