1
resposta

Pesquisa de mercado

Quando vamos fazer uma pesquisa de mercado, qual o tamanho da amostra para sermos mais assertivos?

1 resposta

Olá Carina!

Depende do tipo de pesquisa. Se a pesquisa for quantitativa, a amostra depende de três fatores: tamanho da população geral, margem de erro e grau de confiança. Para facilitar a vida, vou te indicar uma calculadora que te ajuda a acertar essa resposta. Pode acessar colando esse link no seu navegador:

https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/

Já na pesquisa qualitativa, dizemos que a amostra ideal é aquela que nos proporciona saturação de dados. Para cada persona, por exemplo, você vai fazer em média umas 6 entrevistas. Se nessas 6 as respostas (em linhas gerais) começarem a se repetir, você já tem a amostra ideal. Se cada pessoa for muito diferente, você deve expandir para achar seu volume. Cuide pois se seu produto for de abrangência nacional, sua amostra deve considerar pessoas de diferentes regiões pois aspectos culturais importam (e muito).

Ajudei? :)