Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Pesquisa com Usuário

Olá, bom dia. Usei o Google Forms mesmo para o questionário da pesquisa, farei quase o mesmo no presencial.

O objetivo da pesquisa é entender como o usuário se comporta antes e depois de consumir um produto intelectual. https://forms.gle/h6wNbHYv9GVaJxE37

Pesquisa realizada em Google Forms

Adoraria escutar feedbacks pois acredito que a Pesquisa junto de Personas são meus pontos fracos neste curso.

2 respostas
solução!

Oi, Cleverson, tudo bem?

Você estruturou uma pesquisa bem legal e vou te passar alguns pontos de melhorias pra ficar mais fluida e sem vieses pessoais, ok?

1) Evite utilizar perguntas de "sim" e "não" relacionadas a algo futuro, por exemplo, na última pergunta você questiona ao usuário se ele teria interesse em usar um produto com as características que você passou. Em vez disso você pode perguntar abertamente a ele como ele resolve esse problema atualmente e se ele acha que esse processo pode ser melhorado, ai você pede pra explicar como ele melhoraria.

Isso pode te ajudar a entender mais como o usuário se comporta e o que é uma boa solução na visão dele.

2) As primeiras perguntas que você faz são muito pessoais e pode fazer com que os possíveis respondentes do questionário achem que suas informações pessoais serão utilizadas para algum fim. Por isso, sempre explique o porque de pedir esses dados e se adeque a LGPD (regulamento que rege o uso de dados pessoais). Além disso, pedir o nome pode não ser algo tão útil em pesquisas de formulário, isso pode ser deixado mais para entrevistas ao vivo a fim de criar intimidade com o usuário

No geral é isso, o processo de planejar e executar pesquisas realmente é bem complicado e requer bastante prática, mas com o tempo nos tornamos mais ágeis em formular perguntas

Bons estudos

Tudo ótimo e contigo Maria? Seu feedback foi bastante esclarecedor, realmente perguntas de respostas curtas não trazem muito benefício. Perguntas mais abertas também podem me trazer insights que não havia pensado antes e com certeza me atentarei mais a isso no futuro. As perguntas pessoais seriam mais pra criar um demográfico que pudesse ou não ser utilizado no futuro, o nome realmente era por estar pensando no roteiro pessoal e não num formulário, essa decisão saiu pela culatra haha.

Obrigado novamente pelo feedback, acredito que me fizeram melhorar meu entendimento.