1
resposta

Pesquisa aberta x Pesquisa fechada

Pesquisas abertas são feitas de forma descontraídas como se fosse uma conversa de bar, dando ao entrevistado a oportunidade de expor melhor a sua opinião e com isso podemos saber melhor quais são seus medos, necessidades e desejos.

Pesquisas fechadas são aquelas que foram já feitas de forma robótica através de um questionário de forma fria e direta. Pode ser feita quando se precisa obter respostas rápidas e precisas, um exemplo são as pesquisas eleitorais ou de avaliação de cursos.

1 resposta

OI Allan, comentando a partir de sua colocação eu tenho uma visão diferente dessas coisas ...

Primeira diferença é o conceito ... para mim, Pesquisas abertas são pesquisas onde as empresas ou as pessoas respondem nominalmente, ou seja, as opiniões são identificadas e os demais respondentes da pesquisa saberão o que cada empresa respondeu.

Por outro lado existe o conceito das perguntas abertas e o conceito das perguntas fechadas

Uma pergunta fechada é formada por opções de resposta já preenchidas para o respondente escolher. Já uma pergunta aberta pede que o respondente dê feedback com as próprias palavras.

Então eu entendo que aquela conversa descontraida do bar que voce colocou tem mais relação com o conceito de perguntas abertas que eu comentei acima e o que voce entendeu como pesquisa fechada tem mais relação com as perguntas fechadas em meu ponto de vista ... certo ?