1
resposta

personas são válidas em todos os projetos?

Não necessariamente, o ideal é usarmos persona quando não se tem proximidade com usuário para entendermos suas dores, necessidades, porém, quando o estamos próximo ao usuário podemos pular essa fase.

1 resposta

Bom dia, tudo bem ^^

Olha, é um pouco controverso, eu admito que não vejo a persona sendo algo que 100% das vezes precise existir, tudo depende do escopo do projeto, mas o estar próximo do usuario é uma coisa que acho complicada, sabe por que, por que existem muitas pessoas usuárias de um sistema ou produto, e cada uma é muito diferente uma da outra, além de se perguntar, quem esta próxima da pessoa usuária? É o time de UX, mas o time de dev também tem que conhecer essa pessoa.

Então eu não levaria em consideração a proximidade com a pessoa usuária como fator para não se possuir uma persona, eu consideraria a proximidade como um meio de conseguir construir a persona de forma mais fácil, para poder compartilhar com o time e com grupos dentro do escopo que não tenham essa memsa proximidade =D

Faz sentido?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software