1
resposta

PERSONAS - Projeto Tamar: preservação de animais marítimos

Público alvo (Estudantes de nível superior) PERSONA 1: Alice Santos, 21 anos, estudante do curso de Biologia. Não trabalha e mora numa região de classe média da cidade de Salvador.

Alice é estudante, e se interessa muito por temas de preservação animal. Ela não trabalha, então dedica boa parte do seu dia aos estudos, e os fins de semana da Alice são livres. Alice é engajada em projetos sociais de causa animal, seus hobbies incluem criar conteúdos em formato de vídeo para as redes sociais. É uma árdua usuária de redes sociais como Tiktok e Twitter. O interessante do Projeto Tamar para a Alice, pode ser a possibilidade de acompanhar de perto um pouco da vida marítima, as técnicas de preservação tema que interessa a ela, e ainda por cima contribuir com um possível trabalho voluntário voltado para a preservação das espécies, e também pode ser um local para ela criar o seu próprio conteúdo.

PERSONA 2: Sônia Lima, 37 anos, Coordenadora de RH, tem 2 filhos de 7 e 10 anos, e é casada. Mora num bairro de classe alta, em outro estado. Sônia escolheu o litoral da Bahia para passar as férias em familia. Trabalha em uma empresa de grande porte, divide a sua rotina entre trabalho, filhos, cuidados com a casa e exercicio fisico. Seu maior hobbie, de acordo com a sua rotina é escutar podcasts, e passar tempo com a familia nos fins de semana. Sônia utilizar o WhatsApp e o LinkedIn como principais redes sociais, pois não tem tempo para acessar as outras com frequência. Conteúdos como "X motivos para visitar o Projeto Tamar" podem ser interessantes para ajudar Sônia na tomada de decisão em relação aos locais que planeja visitar durante a sua estadia na Bahia, bem como conteúdos listando as comodidades e atrações do local, despertando o interesse de visita também nos seus filhos.

1 resposta

Olá, Vitória!

Você já criou duas personas para o seu projeto, que está relacionado ao Projeto Tamar. A Alice, uma estudante de Biologia engajada em causas de preservação animal e a Sônia, uma coordenadora de RH que planeja passar as férias na Bahia com a família. Ambas as personas estão bem detalhadas e parecem representar bem o público-alvo que você definiu: estudantes de nível superior.

Agora, para verificar se as personas estão de acordo com o exercício proposto, vamos lembrar alguns pontos importantes na criação de personas:

  1. Detalhamento: As personas devem ser detalhadas o suficiente para que possamos entender suas motivações, comportamentos e objetivos. No caso da Alice e da Sônia, você fez um ótimo trabalho detalhando suas vidas, hobbies e interesses.

  2. Representatividade: As personas devem representar um segmento significativo do seu público-alvo. Alice e Sônia parecem representar bem o público que você definiu, mas é sempre bom lembrar que as personas são ferramentas para nos ajudar a entender melhor nosso público, e não representam todas as pessoas que fazem parte dele.

  3. Relevância para o projeto: As personas devem ser relevantes para o projeto em questão. No caso do Projeto Tamar, parece que tanto Alice quanto Sônia poderiam se interessar pelo projeto, cada uma à sua maneira.

Então, de acordo com esses critérios, suas personas parecem estar bem alinhadas com o exercício proposto. Lembre-se que a criação de personas é um processo iterativo e você pode sempre voltar e ajustar suas personas conforme aprende mais sobre seu público.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software