1
resposta

Personas

A criação e utilização de personas em um projeto é sem dúvida uma excelente ferramenta para um melhor conhecimento do público-alvo. No entanto, apesar do procedimento de criação de proto-persona ser basicamente um levantamento de hipóteses, este me parece guiar para onde essas hipóteses serão validadas, podendo direcionar de certa forma este processo.

Minha preocupação nesse aspecto é que erroneamente, devido a um direcionamento inicial incorreto, sejam validadas personas que não sejam realmente o público-alvo. Desta forma, que cuidados posso tomar para garantir um grau maior de acerto neste processo?

1 resposta

Olá Lucas!

Algo importante de termos em mente quando criarmos protopersonas é não nos apegarmos a estereotipos e preconceitos, mas sim analisarmos seu universo e encontrarmos padrões. São esses padrões que vão nos permitir, de maneira imparcial, criar as protopersonas, utilizando o processo e o resultado como ferramenta de reflexão e empatia com o público.

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software