Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Personalizar URL

Bom dia.

Galera, estou com uma dúvida, pode ser uma coisa simples, porém não faço ideia de como resolver. Como eu faço para arrumar a URL do meu site independente do menu.

Exemplo de como fica: www.google.com/#home.html ou quando vamos acessar por exemplo serviços www.google.com/#serviços.html

O jeito no qual quero deixar é apenas www.google.com/home ou www.google.com/serviços

Agradeço a atenção.

3 respostas

Boa tarde, Lucas! Tudo bem?

Geralmente essa hashtag (#) aparece quando clicamos em algum link que aponta o navegador para um local específico em uma página ou site. Por exemplo, ao clicar no botão serviços ele vai procurar dentro da página algo com o id="serviços" e a URL vira www.google.com/#serviços.

Mas aparentemente pelos seus exemplos não é essa a situação do seu projeto, você está usando algum framework? Sua postagem no fórum foi aberta na categoria geral de front-end então não consigo mais detalhes hehe

Fico no aguardo!

Bom dia, Mônica.

Sim, eu sei que se você colocar id ele vira www.google.com/#serviços.html, mas o que eu quero dizer é como faço para substituir isto? Deixar algo clean, como tirar essa # e o .html do final.

Estou usando apenas HTML/CSS.

solução!

Boa tarde, Lucas! Tudo bem?

Demos uma pesquisada aqui e parece que isso só funcionaria mais facilmente com um servidor back-end. Mas ainda há outra maneira, utilizando o método do Javascript pushState():

<script>
    window.history.pushState("Mudar nome da página", "Titulo da página", "/contato");
</script>

Ao colocar esse trecho no seu código HTML, ele irá trocar o URL da página para /contato enquanto carrega. Ai você pode adaptar para o que precisa.

Você pode ler mais sobre isso no site: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/API/History_API

Bons estudos!