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Persona e Projeto de Marketing: Curso de Jardinagem

Definição da Persona: Para este cliente, que oferece o curso de jardinagem do zero para iniciantes, podemos focar em uma persona principal que se enquadra em boa parte dos possíveis clientes, abrangendo diferentes patamares e motivações.

Persona: O iniciante entusiasmado (sonha ser jardineiro) Nome: Joaninha, entre 30~45 anos de idade. Ocupação: Profissional em meio de carreira, pode ser em qualquer área, mas busca um hobby relaxante e gratificante. Hobbies e interesses: Vida em casa, bem-estar, natureza, decoração. Quer levar mais vida (das plantas) para casa. Nível de conhecimento em jardinagem: Absolutamente nada. Nunca plantou nada, ou teve experiências frustradas e ruins no passado. Dores e maiores desafios: Medo de não ter mão para plantar. Não sabe por onde começar, e tudo parece ser tão difícil. Se sente sobrecarregada com a quantidade de informações online. Falta de tempo e disciplina para aprender sozinha. Plantas morrem facilmente em suas mãos. Objetivos e desejos: Ter um cantinho verde em casa que traga alegria e tranquilidade. Sentir-se capaz de cuidar de plantas. Decorar o ambiente com plantas bonitas. Transformar sua casa em um refúgio mais natural. Canais preferidos: Instagram onde busca inspiração, YouTube onde busca por tutoriais simples e práticos.

Ações de Marketing: Otimização de Conteúdo Existente, trabalhar as publicações já feitas para que se enquadrem na persona aproveitando tudo que já publicaram. Campanhas de Tráfego Pago, fazendo o endereçamento das campanhas de marketing com mais efetividade dentro do público alvo. Parcerias com Influenciadores digitais que sejam do meio, expondo assim que tudo é possível de maneira simples. Disponibilizando pequenos cursos de 1 ou 2 horas para que o próprio cliente veja que é mais fácil do que pensa ter seu jardim. Lives e Streams com dicas e execuções de acordo com o que o curso prega, para demonstrar que é possível sair do zero na jardinagem e ter sucesso. Para a captação dos leads trabalharemos com e-mails direcionados, iscas digitais, cupons e benefícios. Identificar o principal problema na Persona e entregar a solução é o que vai tornar esse projeto de marketing um sucesso.

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Oi, estudante. Como vai?

Sua construção da persona está bem completa e traz um olhar cuidadoso para as dores e desejos mais comuns de quem está começando. A ideia de nomear a persona e detalhar seus hábitos facilita muito na hora de pensar nas ações de marketing. Gostei da proposta de aproveitar conteúdos já publicados, isso otimiza tempo e reforça consistência na comunicação.

Criar pequenos fluxos de e-mail focados em temas práticos e rápidos, como “3 erros comuns que matam plantas” ou “Como montar seu primeiro vasinho”, pode ser uma boa forma de engajar quem está no começo e aumentar o interesse pelo curso.

Obrigado por compartilhar suas ideias com tanta clareza.

Continue explorando formas de conectar conteúdo com as emoções da persona.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!