3
respostas

Permissão para executar a linha de comando:

Boa tarde!

Ao executar o comando: ansible wordpress -u felipe --private-key deltal -i hosts -m shell -a 'echo ola, mundo'

A máquina me retorna que não tenho permissão via ssh:

192.168.2.112 | UNREACHABLE! => { "changed": false, "msg": "Failed to connect to the host via ssh: no such identity: /home/felipe/ansible/deltal: No such file or directory\r\nfelipe@192.168.2.112: Permission denied (publickey,password).", "unreachable": true }

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeComo posso realizar essa liberação?

Acredito que a Alura deixou a desejar nesse aspecto. Ao desenvolver a aula, parece que não consideraram a possibilidade desse tipo de bloqueio e não forneceram instruções claras sobre como proceder. Isso acaba dificultando o aprendizado, pois se eu enfrentar um problema semelhante no ambiente de trabalho, não saberei como resolver, já que não foi abordado durante o curso.

3 respostas

Consegui resolver o problema. Tive que pesquisar no Stack Overflow e descobri que precisava usar o parâmetro --ask-pass para forçar o comando a solicitar minha senha de root. Acredito que essa informação deveria ter sido abordada na aula

Não, ainda preciso entender o por que tenho que passar esse parâmetro, na videoaula ele não precisa inserir e passa de primeira, por que comigo eu tenho que passar essa informação?

No vídeo o professor já tem uma chave configurada, como é seu primeiro acesso você tem que passar essa flag --ask-pass para forçar a solicitação de senha. Espero ter te ajudado.