Na hora que tento criar a pasta, aparece a seguinte mensagem:
[ec2-user@ip-172-31-45-2 www]$ mkdir cadastro
mkdir: cannot create directory ‘cadastro’: Permission denied
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Na hora que tento criar a pasta, aparece a seguinte mensagem:
[ec2-user@ip-172-31-45-2 www]$ mkdir cadastro
mkdir: cannot create directory ‘cadastro’: Permission denied
Olá Victor, tudo bem?
Você esta tentando criar a pasta na raiz, creio que possa ter alguma política instanciada para a criação das mesmas na raiz.
Você consegue criar as mesmas em algum outro diretório interno no WWW?
Abraços!
Olá Cayo!
Tentei criar dentro de algum diretório em www e não consegui.
Eu criei fora de www a pasta cadastro. Tem algum problema?
Olá Victor, tudo bem? Na verdade sim, a pasta www é a pasta padrão que o apache utiliza para "servir" os arquivos, então se for em outra pasta ele não vai encontrar, e vai ser preciso indicar essa nova pasta no arquivo /etc/apache2/apache2.conf e mudar a configuração do DocumentRoot. Penso que seria mais simples resolver esse problemas de permissões que você está enfrentando, você poderia verificar quem é o dono e o grupo da pasta www?
Como faço para verificar o dono da pasta?
Victor, você deve usar o comando chown, você pode dar uma olhada nesse tutorial bem completo para entender certinho como alterar o proprietário da pasta.
E fala pra gente se funcionou!
Quando uso o comando ls -l para verificar o usuario e o grupo da pasta www, aparece a seguinte linha:
drwxr-xr-x 4 root root 33 Sep 16 04:11 wwwDepois disso eu tento dois comandos para tentar mudar o usuário desta pasta que é:
[ec2-user@ip-172-31-45-2 www]$ chown ec2-user /var/www/
chown: changing ownership of ‘/var/www/’: Operation not permittede
[ec2-user@ip-172-31-45-2 var]$ chown -R ec2-user /var/www/
chown: changing ownership of ‘/var/www/cgi-bin’: Operation not permitted
chown: changing ownership of ‘/var/www/html’: Operation not permitted
chown: changing ownership of ‘/var/www/’: Operation not permittedAparecendo a mesma mensagem como pode ser visto acima: "Operation not permitted".
Victor, você tentou criar a pasta usando o sudo? Da seguinte forma:
sudo mkdir cadastroQual foi o resultado? Acho que isso deveria resolver! E o comando chown deve ser utilizado usando o sudo também, poderia fazer o teste e falar pra gente o resultado?
Realmente não tinha me atentando ao sudo, obrigado! Consegui!