Boa tarde,
ao tentar conectar na máquina recebo que a permissão foi negada.
Estou o usando o wsl, criei a chave.pem, salve na maquina windows e depois copiei para a pasta home do meu usuario, coloquei o arquivo somente como leitura.

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde,
ao tentar conectar na máquina recebo que a permissão foi negada.
Estou o usando o wsl, criei a chave.pem, salve na maquina windows e depois copiei para a pasta home do meu usuario, coloquei o arquivo somente como leitura.

Olá, Guilherme!
Vamos verificar alguns pontos que podem estar causando esse problema:
Verifique o Nome do Usuário: Certifique-se de que está usando o nome de usuário correto para a instância Amazon Linux. O comando SSH deve ser algo como:
ssh -i "ec2.pem" ec2-user@ec2-3-145-209-24.us-east-2.compute.amazonaws.com
Para outras distribuições, os nomes de usuário podem variar:
ubuntucentosadmin ou rootPermissões da Chave PEM: Você já executou chmod 400 ec2.pem, o que é correto. Certifique-se de que a chave está no diretório correto e com as permissões apropriadas.
Endereço IP Público: Verifique se o endereço IP ou DNS público da instância está correto. Você pode confirmar isso no console do EC2.
Security Groups: Certifique-se de que o grupo de segurança associado à sua instância EC2 permite conexões SSH (porta 22) do seu endereço IP. No console do EC2, vá para "Security Groups" e verifique as regras de entrada.
Chave PEM Corrompida: Verifique se a chave PEM não está corrompida. Você pode tentar baixar novamente a chave PEM do console do EC2.
WSL Configuração: Como você está usando WSL, certifique-se de que o WSL está configurado corretamente para permitir conexões SSH. Às vezes, pode ser necessário reiniciar o serviço SSH no WSL.
Aqui está um exemplo de como o comando SSH deve ser executado:
ssh -i "ec2.pem" ec2-user@ec2-3-145-209-24.us-east-2.compute.amazonaws.com
Bons estudos!
Fala, Guilherme. Faltou o usuário antes do domínio público. :-D