1
resposta

Perguntas para entender os usuários

A base da construção de qualquer solução deve se iniciar conhecendo os problemas e medos do usuário, para assim determinar como podemos ajudar suas necessidades. Levando em conta a situação proposta na aula, onde já conhecemos a problemática do usuário: encontrar companhia para viajar. Perguntas a se levar em conta para conhecer o usuário seriam

Quais os objetivos da pessoa? Para onde deseja ir, qual problema ela quer resolver no momento, se precisa de companhia para a viagem que vai acontecer ou se já está no local, e o que deseja fazer quando chegar. Necessário para conecta-la com o perfil de usuário correto.

Como deseja se locomover? Em viagens, é necessário pensar nas variantes de meios de locomoção preferidos ou disponíveis no local. Enquanto algumas pessoas preferem viajar de avião, outras buscam aventuras de carro.

Onde ela está no momento? Meio geográfico afeta diretamente com quem conectar.

Onde esteve? Saiu de um local onde havia mais estrutura. Possui acesso à internet a todo momento?

O que essa pessoa escuta? Opinião sobre destinos e sobre o proprio produto afeta as decições tomadas pelo usuário.

O que ela gosta, quais seus hobies? Novamente, para conexões corretas. Um usuário que gosta de aventuras e esportes radicais dificilmente iria se conectar com o usuário que prefere buscar experiências gastronômicas e de descanso.

Possui limitações físicas? Algumas limitações podem não coincidir com estilos de usuários. Assim como podem ser fator para conectar usuários que possuem desejos de experiências parecidos.

1 resposta

Oi, Belith, tudo bem?

É isso mesmo, para entender um usuário devemos ter em mente vários tipos de perguntas, principalmente aquelas que nos ajudam a entender suas dores e necessidades, como :quais são os objetivos, o que essa pessoa escuta e faz, onde esse usuário está agora e como resolve seu problema, onde essa pessoa estava quando sentiu a necessidade, quais os medos e problemas dessa pessoa

E para entender mais a fundo, podemos buscar entender questões mais pessoais, como rotina familiar e de trabalho, perguntar sempre os porquês das respostas que ela deu e muitas outras questões

Enfim, entender o usuário é um processo de muita pesquisa e estudo sobre a causa de suas dores e seus contextos, mas no final vale a pena encontrar a solução disso tudo