1
resposta

Perguntas para delimitar objetivo de um novo produto

Para ajudar a Bia na delimitação de objetivos para a implementação do pagamento por aproximação no cartão do ByteBank, é essencial que ela se baseie em perguntas que mitiguem os quatro riscos do Product Discovery: valor, usabilidade, negócio e viabilidade. Algumas perguntas úteis nesse processo são:

  1. Valor (para o cliente)

O que motiva os(as) usuários(as) a usarem o pagamento por aproximação?

Esse recurso resolve um problema real ou melhora significativamente a experiência?

Como os(as) clientes se sentem em relação à segurança e praticidade dessa funcionalidade?

  1. Usabilidade

O processo de uso será simples e intuitivo?

Os(as) usuários(as) entendem como ativar e utilizar o pagamento por aproximação?

Há barreiras técnicas ou comportamentais que dificultam o uso?

  1. Negócio

Esse recurso está alinhado com os objetivos estratégicos do ByteBank?

Como essa funcionalidade pode gerar valor para o negócio (ex: aumento de uso do cartão, fidelização)?

Qual o impacto esperado em termos de adoção, engajamento e receita?

  1. Viabilidade

Nossa equipe técnica consegue implementar essa solução com os recursos e prazo disponíveis?

Existem limitações legais, de segurança ou de integração com redes de pagamento?

Quais dependências externas podem afetar o sucesso da implementação?

1 resposta

Oii, Glaucia!

Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Você estruturou muito bem as perguntas-chave para apoiar a Bia na definição de objetivos do novo produto. Relacionar os quatro riscos do Product Discovery com questões práticas mostra clareza sobre como direcionar decisões desde o início da solução.

Dica: ao usar essas perguntas em projetos reais, registre as respostas em um quadro visual (como um canvas). Isso ajuda a manter o foco e facilita a comunicação com o time.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!