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Perguntas para conhecer mais o usuário

Acredito que podemos fazer as seguintes perguntas ao nosso usuário: 1) Quem ele é e o que espera do nosso serviço? Ou o que poderia ser melhorado no serviço prestado ou no nosso produto? 2) Ele indicaria o nosso serviço aos seus amigos? Em caso negativo, por quê? 3) Onde ele trabalha ou mora? É um local muito agitado ou um ambiente mais tranquilo? 4) Ele teria algum receio de testar novas tecnologias? Ou qual é o nível de dificuldade dele para interagir com novas tecnologias ou sistemas? 5) Já teve contato com o nosso serviço anteriormente? Isso ocorreu na mesma região onde reside, trabalha ou estuda? 6) Ele tem alguma dificuldade em encontrar produtos/serviços que atendam às suas necessidades físicas e intelectuais? 7) Ele se considera uma pessoa mais ligada em novidades e gosta de compartilhar isso com os amigos? Ou prefere ser mais reservado e demonstrar sua opinião a grupo restrito de amizade? 8) Ele está satisfeito hoje com as condições atuais de moradia ou de trabalho? 9) Ele se considera uma pessoa mais extrovertida? Ou prefere ser uma pessoa mais discreta?

É claro que algumas perguntas irão variar de acordo com o projeto que pretendemos implantar. Analisar qual seria a viabilidade da execução sobre a implantação ou melhoria de algum serviço ou produto.

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Oi, Paula, tudo bem?

Você listou várias perguntas interessantes para fazer na etapa de entendimento e imersão

E é isso mesmo, para entender um usuário devemos ter em mente vários tipos de perguntas, como quais são os objetivos e dores, o que essa pessoa escuta, onde esse usuário está, onde essa pessoa estava, quais os medos e problemas dessa pessoa, como podemos solucionar a dor dela...

Enfim, entender o usuário é um processo de muita pesquisa e estudo sobre a causa de suas dores, mas no final vale a pena encontrar a solução disso tudo