Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Perguntas novas dadas pela IA

Quando coloquei na IA para explicar a fórmula como se fosse professor e eu no primeiro dia de aula. Apresentou a seguinte sugestão de perguntas:

Resumo de professor
Função Pergunta que ela responde
PROCX Qual é a categoria desse código?
CORRESP (Quantidade) Em qual faixa de quantidade estou?
CORRESP (Categoria) Em qual coluna está essa categoria?
ÍNDICE Qual valor está no cruzamento dessa linha e coluna?

9 respostas

Olá, Jônathas! Como vai?

Para eu compreender melhor o cenário, coloca aqui o prompt completo que você usou.

Com essas informações, conseguirei te ajudar de forma mais precisa. Ah, se quiser, dá uma olhadinha neste guia sobre como fazer uma boa pergunta no fórum — ele mostra exatamente o que precisamos saber pra conseguir te ajudar da melhor forma e com mais agilidade.
Fico no aguardo e à disposição

Tenho a seguinte função em uma planilha do Excel =ÍNDICE(Desc_TabelaToda;CORRESP([@Qtd];Desc_Quantidades;1);CORRESP(PROCX([@Código];TB_Produtos[[#Tudo];[Código]];TB_Produtos[[#Tudo];[Categoria]]);Desc_Categorias;0)) gere uma tabela analisando essa função: Coluna A - Função Coluna B - Parâmetro Coluna C - para que serve Coluna D - exemplo de uso Coluna E - há possibilidade de melhoria

Em uma nova linha coloquei: Explica como professor e eu estivesse no primeiro dia de aula

Obrigado, Jônathas!

Eu ajustei o seu prompt da seguinte maneira:

# Contexto

Tenho a seguinte função em uma planilha do Excel:

=ÍNDICE(Desc_TabelaToda;CORRESP([@Qtd];Desc_Quantidades;1);CORRESP(PROCX([@Código];TB_Produtos[[#Tudo];[Código]];TB_Produtos[[#Tudo];[Categoria]]);Desc_Categorias;0)) 

# Tarefa

Gere uma tabela analisando a função acima, a tabela deve estar nesse formato: 

Coluna A - Função 
Coluna B - Parâmetro 
Coluna C - Para que serve 
Coluna D - Exemplo de uso 
Coluna E - Se há possibilidade de melhoria

# Tom de voz

Explique como se fosse um professor e eu sendo um aluno no primeiro dia de aula

Testa ele aí e depois coloca aqui o resultado!

Ah, quer que eu te indique alguns artigos de engenharia de prompt aqui da Alura?

Estou usando o Copilot

Imagine que estamos no primeiro dia de aula de Excel. Eu diria o seguinte:

"Não se preocupe em decorar a fórmula inteira. O segredo é entender o papel de cada função. Depois disso, fórmulas complexas passam a parecer apenas várias fórmulas simples trabalhando juntas."

Fórmula analisada
Excel
1
=ÍNDICE(
2
Desc_TabelaToda;
3
CORRESP([@Qtd];Desc_Quantidades;1);
4
CORRESP(
5
PROCX([@Código];TB_Produtos[[#Tudo];[Código]];TB_Produtos[[#Tudo];[Categoria]]);
6
Desc_Categorias;0
7
))
Mostrar mais linhas
Tabela de Análise
Função Parâmetro Para que serve Exemplo de uso Há possibilidade de melhoria?ÍNDICE Desc_TabelaToda Define a tabela onde o Excel irá buscar o resultado final. A tabela pode conter percentuais de desconto por quantidade e categoria. Sim. A função LET pode melhorar a legibilidade da fórmula completa.
ÍNDICE Resultado do primeiro CORRESP Define qual linha da tabela será utilizada. Quantidade 35 pode apontar para a linha da faixa 20. Não necessariamente. É uma solução eficiente.
ÍNDICE Resultado do segundo CORRESP Define qual coluna da tabela será utilizada. Categoria "Prata" pode apontar para a coluna 2. Pode ser substituído por PROCX em algumas estruturas mais modernas.
CORRESP [@Qtd] É a quantidade da linha atual da tabela. 35 unidades. Não. Referência estruturada é recomendada.
CORRESP Desc_Quantidades Lista de faixas de quantidade disponíveis. 1, 10, 20, 50 e 100. Certifique-se de que esteja em ordem crescente.
CORRESP 1 Procura o maior valor menor ou igual ao procurado. Se procurar 35, retornará a posição correspondente a 20. Somente altere para 0 se desejar correspondência exata.
PROCX [@Código] Código do produto da linha atual. A002. Não. É a forma correta de referenciar a linha atual.
PROCX TB_Produtos[[#Tudo];[Código]] Local onde será feita a procura do código do produto. Lista de códigos cadastrados na tabela de produtos. Pode usar apenas a coluna [Código] em vez de [#Tudo] para maior clareza.
PROCX TB_Produtos[[#Tudo];[Categoria]] Coluna que retorna a categoria do produto encontrado. Retorna "Prata". Pode usar apenas a coluna [Categoria].
CORRESP Resultado do PROCX Recebe a categoria encontrada e procura sua posição. Prata. Funciona muito bem da forma atual.
CORRESP Desc_Categorias Lista de categorias disponíveis na tabela principal. Bronze, Prata e Ouro. Manter atualizada caso novas categorias sejam criadas.
CORRESP 0 Exige correspondência exata. "Prata" deve existir exatamente na lista. Recomenda-se manter.
Como a fórmula pensa?

Vamos supor os seguintes dados:

Tabela de Produtos
Código CategoriaA001 Bronze
A002 Prata
A003 Ouro
Tabela de Descontos
Quantidade Bronze Prata Ouro1 5% 7% 10%
10 6% 8% 11%
20 7% 9% 12%
50 8% 10% 13%
Dados da linha atual
Campo ValorCódigo A002
Quantidade 35
Passo 1

O PROCX pergunta:

"Qual é a categoria do código A002?"

Resposta:

Plain Text
1
Prata
2
``
Mostrar mais linhas
Passo 2

O segundo CORRESP pergunta:

"Em qual coluna está a categoria Prata?"

Resposta:

Plain Text
1
Coluna 2
Mostrar mais linhas
Passo 3

O primeiro CORRESP pergunta:

"Em qual faixa de quantidade se encaixa o valor 35?"

Como a lista possui:

Plain Text
1
1
2
10
3
20
4
50
5
100
Mostrar mais linhas

o Excel encontra o maior valor menor ou igual a 35:

Plain Text
1
20
Mostrar mais linhas

Resposta:

Plain Text
1
Linha 3
Mostrar mais linhas
Passo 4

O ÍNDICE junta tudo:

Plain Text
1
Linha 3
2
Coluna 2
Mostrar mais linhas

e retorna:

Plain Text
1
9%
Mostrar mais linhas
Resumo de professor

Pense nessa fórmula como um GPS:

Função PapelPROCX Descobre a categoria do produto
CORRESP (Quantidade) Descobre a linha correta
CORRESP (Categoria) Descobre a coluna correta
ÍNDICE Busca o valor no cruzamento da linha e da coluna

Em uma única frase: a fórmula localiza a categoria do produto pelo código, identifica a faixa de quantidade e retorna o valor correspondente no cruzamento dessas duas informações dentro da tabela de descontos.

Quero que indique alguns artigos de engenharia de prompt aqui da Alura?

Também usei o Copilot! O resultado foi esse:

Tabela de análise de funções do Excel em português destacando uso de ÍNDICE, CORRESP e PROCX com parâmetros, exemplos práticos e sugestões de melhoria para otimizar buscas e referências em planilhas.
Explicação didática em português sobre funções do Excel ÍNDICE, CORRESP e PROCX, comparando fórmula a um GPS dentro da planilha para facilitar entendimento de lógica de busca e referência.

Consegue me enviar em imagem como ficou o seu? Às vezes copiando e colando tudo de uma vez por aqui fica um pouco estranho mesmo.

Sobre os artigos, recomendo que leia:

No prompt que te indiquei, eu quebrei cada trecho dele com a # (um símbolo markdown), assim o modelo LLM consegue interpretar melhor cada fase do que precisa ser feito.

Já tinha visto essa técnica antes? 😄

Blz, obrigado...tenho uma outras questão de desafio abaixo que a IA me apresentou, mas não consegui resolver, poderia apresentar a fórmula Excel, utilizando ÍNDICE e CORRESP? Grato

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Segue as tabelas:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Olá, Jonatas! Tudo bem?

Não entendi muito bem essa sua nova dúvida.

Para eu te ajudar de uma maneira melhor, abra um novo tópico exatamente do ponto em que a sua dúvida persiste.

Fico no aguardo!