Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Perguntas no formulário com a pessoa usuária

Olá! Tudo bem?

Tenho uma breve dúvida em relação as montagens das perguntas. Eu percebi que ao fazer o rascunho do formulário a professora inicia perguntando a idade da pessoa usuária. Eu pensava que a primeira pergunta a ser feita deveria ser o nome da pessoa, mas em momento algum essa pergunta foi realizada, o que me leva a pensar que é uma pergunta que nao deve acontecer.

No geral, quando criamos formulários, perguntar o nome do usuário é sempre desnecessário? A ideia é que a pessoa não se sinta exposta?

Obrigada! (:

1 resposta
solução!

Olá, Brisa! Tudo bem?

Entendo a sua dúvida em relação à ordem das perguntas no formulário de construção de personas. É comum pensarmos que a primeira pergunta deveria ser o nome da pessoa, mas nem sempre é necessário. Na verdade, a ordem das perguntas deve ser pensada de forma estratégica, levando em consideração os objetivos da pesquisa e a experiência da pessoa usuária.

No caso em que se opta por iniciar uma pesquisa perguntando a idade da pessoa usuária, pode ser feito para obter informações demográficas relevantes logo no início, antes de entrar em detalhes sobre a persona. A pergunta sobre o nome pode ter sido deixada para depois, quando a pessoa usuária já está mais engajada na pesquisa, ok?

No geral, perguntar o nome da pessoa usuária nem sempre é necessário em um formulário. Muitas vezes, é possível obter as informações necessárias sem precisar expor a identidade da pessoa. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais seguro e confortável para a pesquisa.

É importante lembrar que cada pesquisa é única e as perguntas devem ser adaptadas de acordo com os objetivos e o público-alvo. Portanto, não existe uma regra fixa sobre a ordem das perguntas. O mais importante é pensar no contexto da pesquisa e nas informações que você precisa obter para construir a persona de forma eficiente.

Espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida! Se tiver alguma pergunta, é só me dizer.

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software