Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Perguntas interessantes para conhecer melhor o usuário

Uma companhia para viajar

Antes de fazermos perguntas diretamente para o usuário, acho interessante fazer perguntas para si mesmo sobre esse usuário para definir bem o público-alvo do software, conhecê-lo e deixar para fazer perguntas mais específicas diretamente a ele. Pensando nisso, eu dividi as perguntas:

Perguntas sobre o usuário:

• Quem é esse usuário do meu sistema, onde posso encontrá-lo?
  • O que ele faz da vida: trabalha, estuda...?
  • Quanto tempo livre ele tem? O que gosta de fazer nele?
  • Quais são os lugares viáveis para viajar, levando em conta situação financeira, distância, situação atual do mundo (por exemplo, uma pandemia, crise econômica etc.) ou país (é um país seguro para o usuário?) e experiência em viagens anteriores?
  • Etc.

Perguntas para o usuário:

• Qual foi o último país que visitou? Quais suas impressões sobre ele? Qual foi sua maior dificuldade lá? Maior aprendizado?
  • Visitou acompanhado(a)? Pessoas conhecidas ou desconhecidas anteriormente?
  • Costumar planejar bem suas viagens ou só planeja o básico? Como planeja, quais são suas prioridades? O tipo de usuário impacta na forma como as perguntas serão feitas, porque um usuário mais cauteloso vai planejar tudo em detalhes e viajar com pessoas conhecidas, enquanto um usuário mais aventureiro só vai planejar o básico e querer conhecer novas pessoas, por exemplo.

Basicamente, as perguntas sobre o usuário são mais gerais e sobre ele são mais específicas.

1 resposta
solução!

Oi Caroline! Boas reflexões e ótima forma de estruturar sua pesquisa =) Uma coisa importante é você conseguir confirmar, no questionário, as respostas de proto-persona a que você chegou no primeiro bloco. É um exercício de empatia muito interessante mas que, já que você vai à pesquisa, pode ser verificado.

Um abraço!