Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Perguntas de experiência de PO em entrevistas (Pegadinha?!)

Olá, Participei de um processo seletivo para PO (Jr) e ai me fizeram um questionamento que eu acho que como eu não tenho experiencia, respondi errado. Eu estava nervosa e não lembro muito bem da pergunta, mas eu queria ver se alguém saberia o que responder e pq eu tô curiosa. E segue também como dica para quem for entrevistado.

Me perguntaram que se na squad tenho um desenvolvedor que está desmotivado, um tester que tá bravo pq acha que não estão vendo o valor dele e um Designer, não lembro agora o problema deste, mas com quem eu falaria primeiro, como PO? O que eu faria?

A 1a coisa que passou na minha cabeça foi falar que isso tem que ver com a gerencia, mas ai fiquei com receio de estar errada, pq, até onde estudei, o PO é pra falar do produto e não dos problemas de "gestão de pessoas", mas ai me fizeram a pergunta de um jeito, que achei que tinha que responder. E como parte da squad, q eu tinha que ajudar conversando com eles. Ai tinha na pergunta tb, que estava no meio da sprint e precisava do tester por causa de tal coisa, não lembro direito .... e ai falei que ia conversar primeiro com o tester e explicar XYZ, e ai com o fulano e o Beltrano e etc.

2 respostas

Olá Amanda, interessante as questões levantadas :)

Pelo o ponto abordado pelo curso, vi que o time trabalha na melhoria contínua, então está incluso tb no papel do PO como integrante do time ajudar nessa parte.

Acredito que seria interessante sim o PO nessas situações mais de gestão de pessoas levar essas demandas para os responsáveis, porém quem está mais perto poderia agir melhor, então na minha opinião eu dividiria com o Scrum Master para levantar ações dentro do time para melhorar o ambiente. Tratando essas demandas como o problemas dentro do time, evitando que se tornasse em impedimentos.

solução!

Então, concordo com vc com a parte de melhoria contínua e liderança, mas será que o PO vai conseguir mesmo melhorar algo? Pq ele não tem poder pra fazer nada referente a pessoas, por isso a minha dúvida. O que ele vai conseguir motivar a pessoa se não pode oferecer nada em troca? Principalmente naquele momento para o projeto andar, já que está no meio da sprint? Seria levar para a retrospectiva? no qual a "roupa suja" pode ser lavada, será que a única coisa que o PO deveria falar naquele momento seria "Vamos levar isso na retrospectiva?". Mas isso é algo pessoal do funcionário e não do projeto, então eu acho que não deveria ser na retrospectiva e outra coisa é, até esperar a retrospectiva, se o cara tá p* da vida, o cara pode não entregar aquele BPI. Será que é falar com o Scrum Master? Mas até esse momento não vi falando sobre essa questão de pessoas, mas ele não é o Líder Servidor? Será que isso de gestão de pessoas não é um impedimento? E ele tem que ver isso?