Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Perguntas Confusas

Olá, tudo bem?

Estou fazendo alguns cursos, mesmo já tendo o conhecimento, para pegar o certificado, e depois disso começar a estudar os assunto que não conheço. Estou gostando da estrutura dos cursos e do site.

Mas gostaria de dar uma sugestão aos administradores. Tem algumas perguntas que acabam induzindo o erro na resposta.

Estava tentando responder uma pergunta no curso de HTML5 e CSS3 1 - 3. Aprofundando no HTML (Exercicio: URLs Relativas), e fui clicando para ver qual seria a resposta certa (pois a minha estava errada), seria "...arquivos/estilo.css". Mas a opção está escrita "arquivos/estilo.css", são apenas 3 pontinhos que mudam o sentido.

Além de alguns outros exercícios de outro curso em que algumas alternativas pareciam bastante confusas para entender, infelizmente não lembro qual foi o outro curso. ^.^

4 respostas

Olá Leandro,

É necessário verificar as questões, contudo no seu exemplo a opção 'arquivos/estilo.css' é de fato relativa.

No html/css (e em php e outras línguas) você tem duas formas de referenciar caminhos, sendo relativo e absoluto, estas são suportadas pelo sistema operacional, você pode usa-las inclusive no Terminal do Linux/Mac ou no cmd/powershell do windows.

No caso da web qualquer link que tenha o caminho para o arquivo sem que começe com '/' ou com o protocolo ex (https:// ou http:// ou ftp://) é um link relativo, os pontos que você coloca servem para navegar, ex. './' quer dizer no mesmo diretório, '../' quer dizer um diretório acima, você pode combinar isso para algo como '../css/estilos.css' para obter um css que está em uma pasta css que está localizada um nível acima da pasta onde o arquivo faz a referência.

o ...arquivos provavelmente deve ser para entender o ...arquivos como um caminho relativo truncado (diminuido para exibição no texto ou na aula), mas os '...' não existem na sintaxe de caminhos relativos.

solução!

Olá Leandro! O Alura te dá a possibilidade de ajudar a melhorar o conteúdo dos cursos. Se você enviar as sugestões diretamente da página que encontrar algo duvidoso ou que possa ser melhorado clique na opção Sugerir melhoria que aparece em todas as atividades. Assim, sua sugestão vai direto ao instrutor do curso!

Abraços e bons estudos!!

Obrigado a todos pelas respostas esclarecedoras!

Olá Leandro! Se sua dúvida foi sanada é só marcar o tópico como solucionado. Assim você ajuda outros colegas com dúvidas semelhantes.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software