3
respostas

Perguntas a ser fazer para os usuáros?

Se ja for um usuário de um produto/serviço que estou fornecendo, eu tentaria enterder seu perfil social, psicologico, tentaria entender qual ambiente em que passa maior parte do tempo, ambiente em que geralmente usa meu produto o serviço. Começaria com perguntas sobre seus hobis, amigos, família, gostos pessoais. Enfim tentar enternder o quem é e quais suas pretenções.

3 respostas

Oi, Flavio, tudo bem?

Suas perguntas estão muito boas, parabéns pelo trabalho =)

Para complementar seu roteiro, eu adicionaria perguntas sobre os problemas que a pessoa passa ao usar o produto, para entendermos o que pode ser melhorado.

Continue praticando e mergulhando em UX, bons estudos!

Traçar um perfil psico-social é importantísimo para a compreensão do usuário. Portanto, as perguntas devem ser primeiramente de composição de categorias base, o que chamamos na sociologia de marcadores sociais (idade, renda, gênero, orientação sexual, estado civil, se tem filhos ou não, etc). Depois das perguntas que diagnostiquem os marcadores sociais podemos identificar facilmente em quais níveis da pirâmide social nosso usuário se encontra. Aos poucos as perguntas podem migrar do social para a psiquê do indivíduo como gostos, traços de personalidade, desejos, habilidades e afins.

Eu adorei todos os comentários, concordo com os colegas agora que li o todo o conteúdo, nunca parei para pensar até aqui sobre a importancia de entender o usuário mais profundamente, seus objetivos o que ouve dos amigos, quais seus medos, onde ele está o que sente e isso a partir de hoje será uma prioridade pra mim, pois poderei ampliar minha visão de mundo. Agradeço aos colegas pela contribuição. abraços!