Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Pergunta sobre os cabeçalhos

Olá, tenho uma dúvida. Qual diferença faz eu ter usado o h3 ou a tag de texto ('p') na seção "experiências anteriores"?

Grato desde já.

3 respostas
solução!

Oi Luiz! A diferença é na semântica do seu HTML. Uma tag <h3> tem mais importância do que uma tag <p>.

A semântica da sua página é bastante importante para os buscadores, na hora que o Google, por exemplo, estiver analizando a sua página, ele irá saber que o conteúdo de dentro do <h3> tem mais relevância na sua página do que o conteúdo da tag <p>.

Luiz, boa tarde!

Não sei a qual página você se refere, mas a diferença das tags indifere da página.

São tags bem diferentes uma da outra. Mesmo que a formatação esteja idêntica, a diferença é grande.

O h vem de "heading" que podemos traduzir como "título". Já o p vem de "paragraph", que acho que não precisamos traduzir.

Enfim, ambos têm uma forte carga semântica para motores de busca como o Google e leitores de tela para deficientes por exemplo.

Você não pode dizer que um parágrafo é um título da página por exemplo, não faz sentido.

E para acrescentar, os headings vão de nível 1 até 6 (h1, h2,... h6). Isto porque podemos ter uma hierarquia de títulos.

<h1>

Título da página

</h1>

<h2>

Título do meu artigo

</h2>

<h3>

Subtítulo 1 do meu artigo

</h3>

<p>

Parte do meu artigo referente ao subtítulo 1

</p>

<h3>

Subtítulo 2 do meu artigo

</h3>

<p>

Parte do meu artigo referente ao subtítulo 2

</p>

<h3>

Subtítulo 3 do meu artigo

</h3>

<p>

Parte do meu artigo referente ao subtítulo 3

</p>

<h2>

Outro Artigo

</h2>

<h3>

Subtítulo 1 de "Outro Artigo"

</h3>

<p>

Parágrafo referente ao subtítulo 1 do artigo "Outro Artigo"

</p>

Este sistema de títulos também pode ser utilizado em editores de texto como LibreOffice Writer e Microsoft Office Word. Uma das vantagens do uso é que uma vez que você marque esses títulos corretamente, você pode alterar a formatação do título e todos os outros textos da sua página classificados com aquele nível de título que você formatou serão formatados automaticamente.

Espero que tenha compreendido.

Obrigado pelo esclarecimento, ficou claro para mim. Pode ter sido uma pergunta trivial mas vocês deixaram claro a importância da semântica.