Estou com a mesma questão tratada neste link (e sem resposta ainda): https://cursos.alura.com.br/forum/topico-classificacao-do-produto-240334
Estou com a mesma questão tratada neste link (e sem resposta ainda): https://cursos.alura.com.br/forum/topico-classificacao-do-produto-240334
Olá Rogério, tudo bem com você?
Obrigado por trazer novamente esse ponto. Vamos entender melhor, acompanhe comigo. Voltando a aula de serviços x produtos, no minuto 02:47 o instrutor utiliza a seguinte frase no slide:
Imagino que essa frase tenha gerado a sua dúvida, pois, à primeira vista, pode parecer que o "suporte" seria um produto. No entanto, o que o instrutor está explicando é que os produtos são recursos ou componentes que ajudam a entregar ou apoiar a entrega de serviços - isso pode ser visto principalmente no trecho que diz que "...(os produtos) são normalmente utilizados para…". Em outras palavras, os produtos podem ser recursos ou ferramentas para prestar um serviço, mas o suporte em si - o ato de oferecer assistência, resolver problemas e manter a operação de algo é classificado como um serviço.
Para tornar isso ainda mais claro:
Produtos: São recursos mais tangíveis, como banco de dados, servidores, softwares, etc.
Serviços: São intangíveis e incluem a entrega de valor ao consumidor, como suporte técnico, fornecimento de e-mail, segurança, entre outros.
Dessa forma, a alternativa correta para o que é um produto é a alternativa A: Banco de Dados.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!