4
respostas

Pergunta mal formulada

Ainda que eu tenha entendido e colocado a resposta correta, a administração clássica não é voltada para o sistema de funcionamento do corpo humano. Ela se inspira no sistema orgânico de funcionamento do corpo humano, mas é voltada para a administração de tarefas e organizações. A ciência que é voltada para o sistema de funcionamento do corpo humano é a medicina, ou uma parte da biologia.

4 respostas

Oi Thiago,

Obrigada pelo feedback, vou encaminhar para revisão.

Caro Thiago,

Obrigado pela sua postagem e comentários!

Entendemos seu argumento que faz sentido pela ótica que você apresentou.

No entanto, no referido exercício associamos a administração clássica ao corpo humano devido a conhecimentos documentados na início do século XX na Europa, onde em fase de expansão industrial da sociedade praticamente a virada da 2ª para a 3ª Revolução Industrial foram gerados departamentos nas organizações com analogias a necessidade de busca de funções executadas pelo corpo humano (visão de organização).

E nestes departamentos foram injetadas doses de sangue que são os trabalhadores . A partir daí, foram especificadas rotinas (como fazer exames médicos e se alimentar) para manutenção do corpo humano em funcionamento, a estas rotinas podemos fazer uma analogia ainda dentro dos conceitos de administração clássica com às tarefas organizacionais.

Enfim, a resposta foi dada em função de analogias ilustrativas, encadeamentos históricos do surgimento e evolução da administração clássica e é claro um bom nível de abstração da realidade.

Bons estudos!

A explicação que você deu corrobora com a minha crítica, Fernando. É apenas uma questão de reformular o texto da questão ou das respostas.

Eu entendo os princípios básicos da administração clássica, tanto que acertei a questão, como mencionei. Volto a explicar que da forma como a questão está escrita ela informa que o estudo da administração clássica é voltado para o sistema de funcionamento do corpo humano, quando não é. Ela não estuda o funcionamento do corpo humano, ela usa analogias do funcionamento do corpo humano para entender e buscar a máxima eficiência organizacional.

Era apenas uma questão de melhorar a qualidade da pergunta. Enfim, seguirei nos meus bons estudos, pode deixar.

Caro Thiago,

Obrigado pela sua nova postagem neste tema!

Seguindo sua sugestão ajustamos alguns pedaços do texto da pergunta para que os alunos possam entender que se trata de analogia comparativa com o corpo humano .

Analogia esta que determinou que a administração fosse enquadrada na área de humanas.

O que foi muito bom para termos estes tipos de reflexões quando temos aspectos abstratos sendo analisados!

Bons estudos e sucesso!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software