Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Pergunta

No vídeo ele dá um exemplo: no primeiro exemplo do que não é UX Writing na tela de login só aparece a mensagem de que houve um problema; já no segundo exemplo do que seria um UX Writing a mensagem diz que a senha ou o e-mail está errado.

Uma evolução melhor do UX Writing nesse exemplo seria mostrar onde está de fato o erro? Por exemplo: "e-mail digitado errado ou não cadastrado" (se o problema foi o e-mail); ou "senha digitada errada" (caso fosse a senha).

2 respostas
solução!

Olá, Aline! Tudo bem?

É isso aí! A ideia de UX Writing é, de fato, tornar a comunicação com a pessoa usuária o mais clara e útil possível. No exemplo que você deu, especificar qual campo está errado (e-mail ou senha) poderia ser considerado uma melhoria na experiência de usuários e usuárias, pois fornece informações mais precisas para a resolução do problema.

No entanto, é importante considerar também questões de segurança. Em alguns casos, plataformas optam por não especificar qual campo está incorreto (e-mail ou senha) para evitar dar pistas para pessoas mal-intencionadas que estejam tentando acessar contas alheias, certo?

Então, a resposta para a sua pergunta é: sim, do ponto de vista estritamente de UX Writing, seria uma melhoria. Mas, na prática, a decisão deve considerar outros fatores, como a segurança do usuário.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Não tinha pensado nesse ponto de vista da segurança, muito esclarecedor! Obrigada!