Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

PERGUNTA 31 - Você é o gerente de um projeto para desenvolver um novo tipo de usina. Seu projeto está progredindo rápido e o dia de aceitação do produto está próximo. Qual técnica será mais importante para assegurar a aceitação do produto?

A resposta dada como correta é a Inspeção, porém pelo curso de qualidade eu entendi que a Inspeção é utilizada quando o resultado do projeto está basicamente concluído, não em andamento (seria como o Controle de Qualidade). Para um projeto ainda em andamento eu entendi que a Garantia da Qualidade (no caso uma auditoria) seria mais plausível. Inspeção é realmente a resposta correta? Se sim, como vou inspecionar um produto que ainda está em elaboração?

1 resposta
solução!

Caro Matheus,

Obrigado pela postagem!

Sua dúvida tem como ponto central os conceitos de Quality Assurance (QA) e Quality Control (QC).

Vamos reforçá-los considerando que ambos estão focados na garantia da qualidade!

  • No QA o foco é no processo/desenvolvimento do produto
  • No QC o foco é no produto finalizado

Considerando estes focos a Inspeção é adotada dentro do QA durante seu processo de execução e a auditoria normalmente é feita para verificar o produto pronto no QC.

Sendo assim, os conceitos que você citou sobre onde de encaixa a inspeção e onde se encaixa a auditoria estão invertidos, ok!?

Por fim, respondendo a 2ª pergunta em como você vai inspecionar um produto ainda em elaboração a resposta é você na verdade neste momento não olha o produto, mas sim as etapas, as técnicas e os processos que estão sendo aplicados para desenvolvimento do produto, ok!?

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software